Programa de Mobilidade entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (PMIPES)
Página atualizada em outubro de 2023.
Página da Mobilidade Nacional da UFG + Datas
Orientações ao estudante que busca PMIPES
Fluxo PMIPES estudante externo à UFG
mobilidade.prograd@ufg.br
O PMIPES:
O Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO).
Tem como objetivo propiciar aos estudantes de graduação da UFG, IF Goiano, IF Goiás, e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.
O estudante poderá participar da mobilidade por um ou dois semestres somente, conforme expressa aprovação, por parte das duas IES, em ambas as comunicações ou ofícios, de solicitação e de deferimento. Eventual prorrogação deverá seguir os trâmites indicados no site, a partir do estudante na sua instituição de origem, e será analisada para possibilidade de atendimento. Após a finalização, com ou sem prorrogação, o estudante não poderá novamente participar da mobilidade, correspondo a sua responsabilidade voltar para sua instituição de origem para cumprir com seus deveres acadêmicos.
Datas Mobilidade 2022:
Informações
Condições/Requisitos/Procedimentos para estudantes da UFG:
1º Passo - Realizar a leitura da tabela e verificar se atende aos requisitos: Orientações ao estudante que busca PMIPES
2º Passo - Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PMIPES estudante UFG
3º Passo - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
4º Passo - Criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutoriais abaixo.
5º Passo -A Coordenação de curso, conforme determinações internas, junto ao estudante (que deve se cadastrar no SEI conforme tutoriais abaixo); realizam o Peticionamento Eletrônico no SEI. Preenchem os itens do formulário após a apresentação dos documentos, pelo estudante, anexando o Histórico obtido por meio do SIGAA, os documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor) e a Certidão de Ata do Conselho Diretor.
Atendido os critérios do Convênio Acordo PMIPES, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.
Sugerimos a leitura e pesquisa de informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES para onde pretende Mobilidade, pois algumas fazem exigências adicionais que podem nos ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar a solicitação da Mobilidade.
TUTORIAIS SEI:
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Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo
Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo
Condições/Requisitos/Procedimentos para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior:
- Realizar a leitura da tabela: Orientações ao estudante que busca PMIPES
- Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PMIPES estudante externo à UFG
- O estudante deve procurar o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos e outros.
- Documentos necessários a ser enviados via e-mail, ESTUDANTES DE IES EXTERNA à UFG: Ofício da IES de origem (que solicita Mobilidade para o estudante); e também Formulário de Solicitação de Mobilidade (Ofício), Histórico , RG, CPF, Título eleitoral e Ficha de Cadastro para o Sigaa.
- Todo o contato sobre a mobilidade é feito pela Coordenação de Mobilidade da IES de origem com a Coordenação de Mobilidade da UFG.
- Quando da resposta sobre o pedido, após ser analisado na UFG, enviaremos resposta à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para que possam informar ao estudante, com eventual cópia para a ciência do mesmo.
Sobre o Ofício, é necessário conter:
1. Identificação (com nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela mobilidade na IES de origem)
2. Destinatário (Coordenação de Mobilidade na UFG)
3. O pedido para que o estudante possa realizar a mobilidade.
4. Menção ao Convênio PMIPES, que trata da Mobilidade (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/TERMO_DE_COOPERA%C3%87%C3%83O_Mobilidade_Acad%C3%AAmica-1.pdf?1410551355).
5. O curso do estudante e o curso para o qual pretende a mobilidade na UFG (algumas vezes pode haver cursos semelhantes ou com algumas distinções nos nomes, é preciso deixar claro)
6. Identifcação ( nome, cpf, curso do estudante)
7. Compromisso de que o estudante atende aos requisitos para a mobilidade conforme o Convênio. (https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/TERMO_DE_COOPERA%C3%87%C3%83O_Mobilidade_Acad%C3%AAmica-1.pdf?1410551355).
Formulários para preenchimento eletrônico (não manuscrito).
IMPORTANTE:
Leitura obrigatória para os estudantes que pleiteiam a mobilidade: Convênios e informações das páginas das mobilidades das IES, de origem e de destino.
Para a solicitação de outras IES à UFG:
a) Sugerimos que orientem aos estudantes que providenciem os documentos conforme as orientações abaixo, para que possam enviar após a organização pelos discentes, daqueles documentos que podem providenciar.
b) Os documentos devem ser enviados em anexo ao email que solicita mobilidade.
c) Os pdfs deverão ser pesquisáveis ('criados em editor de texto' pois oferecem a possibilidade de copiar as informações).
Se necessário recomendamos fazer as assinaturas pelo gov.br (isso dispensa a necessidade de assinatura física e permite manter a estrutura do pdf gerado em editor de texto).
d) Os pdfs devem ser arquivos separados (conforme ítens abaixo) para agilizar a logística da operação com os documentos (os nomes de arquivo não devem conter acentos e nem caracteres especiais):
- Ofício que solicita mobilidade (recomendamos evitar dados pessoais, além do nome do estudante) pois o ofício é público.
Nome do arquivo pdf: Oficio <<Primeiro nome>>. Exemplo: Oficio Joao.pdf
- Histórico.
Nome do arquivo: Historico <<Primeiro nome>>. Exemplo: Historico Joao.pdf
- RG, cpf, título eleitoral (com comprovante de regularidade).
Nome do arquivo: Documentos <<Primeiro nome>>. Exemplo: documentos Joao.pdf
- Formulário de solicitação de mobilidade (plano de estudos que lista os componentes/disciplinas de interesse do estudante durante a mobilidade).
Nome do arquivo: Solicitacao <<Primeiro nome>>. Exemplo: solicitacao Joao.pdf
- Ficha de cadastro para o Sigaa (sistema acadêmico da UFG).
Nome do arquivo: cadastro <<Primeiro nome>>. Exemplo: cadastro Joao.pdf
- Eventual carta de apresentação (que pode ser suprida pelo ofício, caso o curso não a elabore para o estudante).
Nome do arquivo: carta <<Primeiro nome>>. Exemplo: carta Joao.pdf. Se houver mais de uma carta: carta2 joao.pdf.
- Algum outro documento que deseje enviar.
Nome do arquivo: outro documento <<Primeiro nome>>. Exemplo: outro documento Joao.pdf
Os nomes de arquivo não devem conter acentos e nem caracteres especiais.
No caso de estudante externos à UFG: os documentos são sempre enviados pela Coordenação de Mobilidade da IES de origem, no caso do PME (Andifes) e do PMIPES (Públicas de Goiás).
No caso dos estudantes internos à UFG que solicitam mobilidade para outras IES: os documentos serão enviados pelo SEI pelo próprio estudante ou pela coordenação, a critério de cada coordenação de curso.
O estudante da UFG deve observar os formatos de documentos das IES de destino, em arquivo único ou com alguma separação específica, pois conforme inseridos no SEI, serão enviados para a IES de destino.
Heloísio Caetano Mendes
Coordenador de Mobilidade Acadêmica
DAPE - PROGRAD - UFG
mobilidade.prograd@ufg.br
Veja abaixo o Acordo de Cooperação.
Atual 2021 (vigente): Acordo PMIPES
Anterior 2014: Acordo PMIPES