Coordenação de Retenção e Evasão

Objetivo Geral

Contribuir para a permanência, a partir do acompanhamento pedagógico e ações de redução dos riscos de evasão e retenção, favorável ao sucesso acadêmico.

A universidade possui uma coordenação de retenção e evasão que tem trabalhado na institucionalização da política de prevenção e combate à evasão e retenção universitária.

Ações

A universidade possui uma instância formal e permanente responsável por executar ações de promoção e combate à evasão na UFG.

A coordenação de retenção/evasão é responsável pela gestão, acompanhamento e normatização dos programas acadêmicos da UFG (estágios, mobilidade acadêmica, Prolicen, monitoria, PET, PIBID e Residência Pedagógica).

Estes programas visam agregar conhecimento técnico, experiência acadêmica e profissional aos estudantes e contam, inclusive com bolsas acadêmicas, que, além de constituir uma ferramenta de incentivo aos alunos, contribui financeiramente para a sua permanência na Universidade.

As ações são orientadas a partir de diagnóstico contendo o perfil dos estudantes evadidos e as causas que os levam a se evadirem da graduação.

Principais ações de combate à evasão e incentivo à permanência realizadas pela Prograd

AÇÃO 1: Monitorar dados de evasão e retenção.

AÇÃO 2: Apoio pedagógico (partir da oferta de aulas de matemática, produção textual e outros conteúdos) / Fortalecer projeto EaD de Português e Matemática básicos.

AÇÃO 3: Capacitações a coordenadores e estudantes ingressantes.

AÇÃO 4: Fortalecer os programas de projetos de ensino/monitoria e tutoria acadêmica.

AÇÃO 5: Fortalecer os Estágios / Promoção de espaços de discussão sobre carreira, mercado de trabalho e opções de profissionalização.

AÇÃO 6: Fortalecer a mobilidade e os intercâmbios.

Demais ações de combate à evasão e incentivo à permanência realizadas pela UFG

1. Estudo exploratório das causas da retenção.
  2. Monitorar dados de evasão e retenção.
  3. Apoio pedagógico (partir da oferta de aulas de matemática, produção textual e outros conteúdos) / Fortalecer projeto EaD de Português e Matemática básicos.
  4. Capacitações a coordenadores e estudantes ingressantes.
  5. Fortalecer os programas de projetos de ensino/monitoria e tutoria acadêmica.
  6. Fortalecer os Estágios / Promoção de espaços de discussão sobre carreira, mercado de trabalho e opções de profissionalização / Inclusão de alunos em estágios.
  7. Fortalecer a mobilidade e os intercâmbios.
  8. Monitoramento de indicadores de desempenho.
  9. Acolhida pedagógica.
  10. Revisão dos projetos político-pedagógicos (PPPs).
  11. Formação continuada dos servidores docentes, com base nas principais causas da evasão dos estudantes da universidade.
  12. Formação continuada dos servidores técnicos, com base nas principais causas da evasão dos estudantes da universidade.
  13. Programa Nacional de Assistência Estudantil (moradia estudantil).
  14. Programa Nacional de Assistência Estudantil (alimentação).
  15. Programa Nacional de Assistência Estudantil (transporte).
  16. Programa Nacional de Assistência Estudantil (atenção à saúde).
  17. Programa Nacional de Assistência Estudantil (inclusão digital).
  18. Programa Nacional de Assistência Estudantil (cultura).
  19. Programa Nacional de Assistência Estudantil (esporte).
  20. Programa Nacional de Assistência Estudantil (creche).
  21. Programa Nacional de Assistência Estudantil (apoio pedagógico).
  22. Programa Nacional de Assistência Estudantil (acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação).
  23. Acompanhamento psicopedagógico Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC).
  24. Auxílio Emergencial de Inclusão Digital.