Acolhida UFG - Guia do Estudante
Sumário - Guia do Estudante
1. Como fazer o e-mail da UFG
O e-mail, além de permitir o acesso aos benefícios do Google Workspace, é a forma de comunicação institucional da UFG. Ele tem a seguinte estrutura: loginúnico@discente.ufg.br (no caso de discentes); loginúnico@egresso.ufg.br (no caso de discentes egressos) e loginúnico@ufg.br (no caso de servidores, colaboradores e outros). Uma vez criado, o seu e-mail institucional torna-se o seu e-mail principal.
Para criar seu e-mail institucional, basta assistir ao tutorial:
Após criado, para acessar seu e-mail, basta clicar no link Portal UFGNET
Caso tenha dúvidas ou problemas durante a criação ou acesso do e-mail institucional, basta entrar em contato com o Centro de Recursos Computacionais - CERCOMP-UFG
Serviço de Atendimento ao Usuário (62) 3521 1079 - sau.cercomp@ufg.br
2. Como o aluno pode solicitar o crachá na UFG?
Realize o agendamento para a retirada do crachá e tenha acesso facilitado em estacionamentos e catracas, além de ingresso mais rápido nos Restaurantes Universitários (Rus).
A solicitação do crachá está disponível para toda comunidade universitária do Campus Goiânia, no Portal UFGNet ou pelo link: apps.ufg.br na aba "serviços".
QUER UM TUTORIAL LEGAL PARA TE AJUDAR A SOLICITAR O CRACHA?Se liga nas dicas do tutorial disponível no link: Tutorial - Solicitação de crachá
Em caso de dúvidas, o usuário poderá inicialmente ler todas as informações no site Agendamento para retirada do crachá UFG
Permanecendo em dúvidas, deverá enviar um e-mail com o detalhamento da demanda para cracha@ufg.br.
Como faço para retirar meu crachá?
É só se ligar nas informações disponíveis em Solicite seu Crachá Institucional
3. Ferramentas institucionais
Para que serve?
Para tudo que se refere à UFG e aos seus vários sistemas. Como o próprio nome indica, você terá acesso a esses "lugares" por meio dele. Login é sinônimo de conectar-se. Sem ele, você não entrará em lugar nenhum.
E-mail Institucional - Por que usar?
Para que você possa manter contato com o coordenador de curso, professores, colegas. Sempre que precisar tirar uma dúvida, etc. O e-mail institucional te identifica como aluno da UFG. Ele também te dará segurança. Se você não utilizá-lo, não poderá reclamar se alguém não responder sua mensagem, por exemplo.
Plataforma do Sigaa - Como vou usar?
O Sigaa é uma das plataformas mais importantes da sua vida estudantil porque lá você encontra todas as informações referentes à sua situação acadêmica. É pelo Sigaa que você faz sua matrícula também (depois que deixa de ser calouro). Ao realizar seu login você entrará em uma uma página contendo seus dados, salas de aula, links, atividades a serem realizadas, editais e menus de acesso; ou seja, um panorama de acesso geral de tudo que você, enquanto estudante, precisa.
O pessoal da "Gestão de Informação" fez um tutorial bem legal - assista!
Plataforma Moodle - Para que serve?
O Moodle é um Sistema de Gestão de Aprendizagem. Na UFG, o moodle também é a plataforma utilizada para a oferta de disciplinas de cursos e das atividades acadêmicas a distância. A proposta pedagógica da plataforma Moodle IPÊ oferece distintas perspectivas de interação e mediação entre os alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. A plataforma oferece também uma série de atividades e recursos de comunicação. Mas, não é a única plataforma utilizada na UFG.
O que é isso?
O SEI é para o peticionamento eletrônico - Peticionar é dar início a um processo, só que de forma eletrônica. Toda a documentação que faz parte do processo é enviada ou criada de forma eletrônica, até mesmo as assinaturas. Com isso não há a utilização de papel, além de facilitar o tramite porque as pessoas acessam diretamente pelo sistema.
Não é ótimo!? Tem várias coisas que podem ser feitas por meio desse peticionamento. Há vários vídeos explicando como se utilizar do SEI, na página UFG Virtual.
Nesse link você encontrará a lista completa. Não sabe como fazer um peticionamento - acesse o manual
Continua com dúvida - quer saber mais - acesse a página de perguntas frequentes no SEI UFG
O Aplicativo Minha UFG
Com esse aplicativo, você terá informações referentes aos eventos da universidade, acesso ao guia do estudante, notícias, orientações relativas à segurança. Quando o RU voltar a funcionar, você terá, também, acesso ao cardápio e poderá votar no melhor prato! Não é sensacional? De quebra você ainda pode ouvir a rádio universitária
Ficou curioso? Então instale já, no seu celular!
4. Como fazer matrícula nas disciplinas?
ALUNOS CALOUROSMatrícula automática em todas as matérias do curso. Essa matrícula é feita pela coordenação do curso.
ALUNOS VETERANOSAs matrículas serão realizadas APENAS por meio de solicitações on line, via SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Dúvidas, podem ser esclarecidas por meio do link: Matrículas de Veteranos
Pré-requisitos para seguir o tutorial
- Estar logado no sistema SIGAA
- Estar disponível o módulo Portal do Discente
- Ser aluno veterano;
- Estar no prazo estabelecido no calendário acadêmico, no tópico: “Período para o estudante veterano solicitar matrícula ou trancamento de matrícula ... na regional Goiânia.”.
Passo-a-passo para fazer matrícula:
Caso tenha dúvidas com relação a matrícula ou os horários de oferta das disciplinas, sempre entre em contato com a Secretaria Acadêmica do seu curso ou com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
5. Como se formar na UFG?
Descomplicando o Regulamento de cursos
Os cursos de graduação da UFG são regidos pelo Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG - Resolução CEPEC nº 1791, DE 07 DE OUTUBRO DE 2022). Este Regulamento trata desde normas relativas à criação e organização de novos cursos até o sistema de avaliação dos estudantes. É de extrema importância, portanto, que você conheça o RGCG, a fim de saber sobre os seus direitos e deveres ao longo do período de formação na UFG.
Matrícula:
- A matrícula do ingressante é realizada pela coordenação de curso
- A matrícula do veterano é realizada pelo estudante no início de cada semestre letivo, via sistema acadêmico.
Trancamento:
- O estudante pode trancar a matrícula, em período definido no calendário acadêmico
- não pode ocorrer por mais de 4 semestres letivos;
- O estudante trancado não pode realizar estágio, e não pode ser atendido pelas bolsas de assistência estudantil e Passe Livre
Aproveitamento de Componentes Curriculares:
As disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior podem ser aproveitadas no momento de ingresso na UFG. Para isso, o componente curricular deve ter equivalência de conteúdo programático e de pelo menos 75% da carga horária.
Para mais informações, acesse aqui.
Exclusão da UFG:
- Será excluído o estudante que:
- Pode solicitar prorrogação de prazo previamente.
- O estudante deverá concluir o curso até o prazo máximo para integralização curricular definido no PPC
- Não regularizar o vínculo em um semestre letivo
- For reprovado por falta (RF) em todos componentes curriculares em que foi matriculado no semestre de ingresso
- For reprovado por média e falta (RMF) em todas as disciplinas ou módulos, em dois semestres consecutivos, mesmo havendo trancamento entre eles
- Tiver esgotado seu prazo para integralização curricular
- Desligamento por decisão da reitora ou por decisão judicial
Acréscimo e Cancelamento de Componentes Curriculares
- O estudante pode solicitar acréscimo ou cancelamento de componente curricular, em data prevista no calendário acadêmico, ou até 30 dias antes do término das aulas e analisado pelo coordenador de curso
- Não se pode cancelar todas as disciplinas
Avaliação
- Para ser aprovado o estudante que obter:
- Nota final igual ou superior a 6,0
- Frequência igual ou superior a 75%
- A nota final é resultado de, no mínimo, 2 avaliações que podem ser provas, trabalhos, seminários, relatórios ou outras formas de produção acadêmica escrita, oral, prática ou audiovisual.
- Links úteis
- Vídeo sobre "Como se formar na UFG? O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O RGCG"
- Apresentação "Um zoom no RGCG"
6. Permanecer na UFG
Alimentação
Programa de alimentação
Consiste no subsídio de refeições nos restaurantes universitários (RUs) das Regionais Goiânia. Já na Regional Goiás, o auxílio consiste no repasse de recursos financeiros aos estudantes que se enquadram em critérios pré-estabelecidos, na modalidade de bolsa. Mais informações em PRAE UFG.
O estudante faz suas refeições nos restaurantes universitários (RUs) de forma subsidiada, ou seja: se for bolsistas integral não paga pelas refeições (almoço, jantar e café da manhã), e se for bolsista parcial, paga apenas parte do valor da refeição.
Bolsa Acolhe
Destina-se aos estudantes ingressantes que ocupam vagas por cotas de renda, originários de escolas públicas e que apresentem, no ato da matrícula, renda de até meio salário mínimo por pessoa da família ao mês.
Moradia estudantil
Para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias não residam na Região Metropolitana de Goiânia e necessitam de moradia, a UFG organiza e mantém quatro Casas de Estudantes Universitários (CEUs), na Regional Goiânia: duas localizadas no Setor Universitário (CEU I e III), uma no Setor Sul (CEU IV) e outra no Câmpus Samambaia (CEU V). Para informações sobre critérios de seleção para ingresso numa CEU ou obtenção de bolsa moradia, acesse PRAE UFG.
Especificamente, sobre o Programa de Moradia Estudantil - há duas modalidades: Bolsa Moradia, que constitui-se em repasse financeiro mensal e vaga na Casa de Estudantes Universitários.
ATENÇÃO: Para o Programa de Moradia, além de outros requisitos, como a renda, é necessário que o estudante seja oriundo do interior do estado de Goiás, de outros estados e países, que não possuam família na cidade de Goiânia e região metropolitana conforme Lei complementar n.149, de 15 de maio de 2019 do Estado de Goiás.
Bolsa Canguru
Consiste no repasse financeiro a estudantes de famílias de baixa renda, que possuem filhos menores de 05 (cinco) anos e com eles habitam.
Bolsa de Apoio Pedagógico
Tem por objetivo atender uma parcela dos estudantes que, em razão de suas condições socioeconômicas e outros indicadores de vulnerabilidade social, necessitem de recursos para custear e garantir sua permanência na universidade. Mais informações em PRAE UFG.
Para solicitar inserção em qualquer Programa você tem que ter realizado a matrícula na UFG, e atender aos critérios previstos em Edital específico, publicado na página da PRAE.
7. Possibilidades de bolsas Acadêmicas na Graduação
Monitoria
Busca ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, possibilitando experiências de acompanhamento do trabalho dos docentes da UFG nos cursos de graduação - Monitoria
Iniciação Científica (IC)
Destinada aos estudantes de graduação da UFG, com planos de trabalho com características de iniciação à pesquisa científica; PRPI UFG
Iniciação Tecnológica (IT)
Destinada aos estudantes de graduação da UFG, com planos de trabalho com características de iniciação à pesquisa tecnológica e inovação, geração de produto ou processo inovador - PRPI UFG
Iniciação Científica Júnior (ICJr)
Destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, com planos de trabalho com características de iniciação à pesquisa científica; PRPI UFG
Iniciação à Pesquisa das Licenciaturas (PROLICEN)
Destinada aos estudantes de licenciatura da UFG, com planos de trabalho que tenham relação direta com os cursos de licenciatura e articulação com a educação básica. - PROGRAD UFG
Iniciação à Docência (PIBID)
Objetiva promover a iniciação à docência, para estudantes de cursos de licenciatura. Os bolsistas atuam no âmbito das escolas parceiras sob a supervisão de professores das redes públicas e orientação de professores coordenadores da UFG PIBID
Extensão e Cultura (PROBEC/PROVEC)
visa a participação de estudantes em atividades de extensão e cultura que promovam a interação da Universidade com a sociedade, na busca de melhoria da qualidade de vida da população PROEC UFG
Estágio
É um ato educativo previsto no projeto pedagógico do curso desenvolvido no ambiente de trabalho, visando o aprendizado e desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional. Pode ser obrigatório ou não-obrigatório, devendo ser realizado de acordo com as legislações vigentes - Central de Estágio UFG
Programa de Educação Tutorial (PET)
Promove atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, em grupos tutoriais, com vistas à melhoria da formação acadêmica do estudante - PROGRAD UFG
- 8. Guias do Estudante
- Guia PROGRAD
- Guia 2ª EDIÇÃO 2024 FACULDADE DE ENFERMAGEM