Matrícula de Veterano

Fique por dentro dos prazos para renovar seu vínculo em 2022.2

A solicitação de matrícula ou de trancamento do 2º semestre de 2022 será de 27 de setembro a 03 de outubro, via Portal do Discente.

Confira os dias em que você pode solicitar matrícula ou trancamento, conforme escalonamento a seguir:

Dia Escala
27/Set (ter): estudantes ingressos em 2020 e em anos anteriores, a partir das 9h;
28/Set (qua): estudantes ingressos em 2021 e em 2022;
29/Set (qui): estudantes ingressos em 2020 e em anos anteriores;
30/Set (sex): estudantes ingressos em 2021 e em 2022;
03/Out (seg): todos os estudantes veteranos, até às 23:59.
O resultado da matrícula dependerá do processamento das solicitações, cuja finalização está prevista para o final do dia 06 de outubro.

Saiba como funciona a matrícula dos estudantes veteranos

O que normatiza a matrícula do veterano na UFG?
A matrícula de veterano é realizada com base nos artigos 51 a 54 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) - Resolução CEPEC nº 1557R/2017.

Quais as etapas da matrícula de veteranos na UFG?
A matrícula consiste de duas etapas: solicitação de matrícula e efetivação da matrícula.

O que é solicitação de matrícula?
É a manifestação do estudante em renovar o seu vínculo com a UFG, por meio da solicitação de vagas em turmas ofertadas, cujo período é definido no Calendário Acadêmico da UFG. Durante a solicitação de matrícula e de acordo com o escalonamento, o estudante poderá consultar e/ou alterar as solicitações feitas.

Qual é o passo que garante o registro da solicitação de matrícula?
Ao final da escolha de cada turma, é necessário que o estudante confirme sua solicitação, mediante autenticação de seus dados (data de nascimento ou cpf e senha). TOME NOTA: a solicitação de matrícula NÃO assegura a vaga do estudante na turma escolhida. É necessário aguardar o resultado da efetivação da matrícula.

O que é escalonamento? E como funciona?
É a limitação de acesso às telas de matrícula do SIGAA durante o período de solicitação de matrícula, com base no ano de ingresso do estudante. Assim, a cada dia do período da solicitação, apenas um grupo de estudantes acessam às telas de matrícula. Essa medida visa equilibrar o número de acessos simultâneos ao SIGAA.

A solicitação de matrícula é obrigatória?
Sim, desde que seja interesse do estudante em continuar frequentando o curso a qual está vinculado. O estudante pode também solicitar o trancamento de matrícula, sob condições previstas no RGCG. O estudante sem matrícula ou trancamento fica sujeito à exclusão da UFG por falta de vínculo.

O que é efetivação da matrícula?
É a confirmação de que o estudante obteve vaga nas turmas de sua escolha. A efetivação é processada em ordem decrescente do Índice de Prioridade (P) do estudante e dos critérios de desempate, até o limite de vagas ofertadas na turma. O cálculo do Índice está disposto no art. 54 da Resolução CEPEC Nº1157R/2017.