Matrícula de Veterano

Fique por dentro dos prazos para renovar seu vínculo em 2021.1

A solicitação de matrícula ou de trancamento do 1º semestre de 2021 será de 29 de junho a 6 de julho, via Portal do Discente.

Confira os dias em que você pode solicitar matrícula ou trancamento, conforme escalonamento a seguir:

Dia Escala
29/Jun (ter): estudantes ingressos em 2018 e em anos anteriores, a partir das 9h;
30/Jun (qua): estudantes ingressos em 2019 e em 2020;
01/Jul (qui): todos os estudantes veteranos;
02/Jul (sex): estudantes ingressos em 2018 e em anos anteriores;
05/Jul (seg): estudantes ingressos em 2019 e em 2020;
06/Jul (ter): todos os estudantes veteranos, até às 23:59.
O resultado da matrícula dependerá do processamento das solicitações, cuja finalização está prevista para o final do dia 09 de julho.

 

Saiba como funciona a matrícula dos estudantes veteranos

 

O que normatiza a matrícula do veterano na UFG?
A matrícula de veterano é realizada com base nos artigos 51 a 53 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) - Resolução CEPEC nº 1557/2017.

 

Quais as etapas da matrícula de veteranos na UFG?
A matrícula consiste de duas etapas: solicitação de matrícula e efetivação da matrícula.

 

O que é solicitação de matrícula?
É a manifestação do estudante em renovar o seu vínculo com a UFG, por meio da solicitação de vagas em turmas dos componentes curriculares ofertados, via Portal Discente, em período definido no Calendário Acadêmico da UFG. Durante o período de solicitação de matrícula e conforme o escalonamento, o estudante poderá alterar as suas solicitações, dentro das turmas ofertadas. Ao final da escolha de cada turma, é necessário que o estudante confirme sua solicitação, mediante autenticação de seus dados (data de nascimento ou cpf e senha). TOME NOTA: a solicitação de matrícula NÃO assegura a vaga do estudante na turma escolhida. É necessário aguardar o resultado da efetivação da matrícula.

 

O que é escalonamento? E como funciona?
É a limitação de acesso às telas de matrícula do SIGAA durante o período de solicitação de matrícula, com base no ano de ingresso do estudante. Assim, a cada dia do período da solicitação, apenas um grupo de estudantes acessam às telas de matrícula. Essa medida visa equilibrar o número de acessos simultâneos ao SIGAA.

 

A solicitação de matrícula é obrigatória?
Sim, desde que seja interesse do estudante em permanecer vinculado ao seu curso de graduação. Se o estudante não puder frequentar as aulas num determinado semestre letivo e queira permanecer vinculado ao seu curso, deve solicitar o trancamento de matrícula, observada a condição prevista no artigo 73 do RGCG. O estudante que não solicitar matrícula ou trancamento fica sujeito à exclusão da UFG por não renovar o vínculo.

 

O que é efetivação da matrícula?
É a confirmação de que o estudante obteve vaga nas turmas de sua escolha. A efetivação é processada em ordem decrescente do Índice de Prioridade (P) do estudante e dos critérios de desempate, até o limite de vagas ofertadas na turma. O cálculo do Índice está disposto no art. 51 da Resolução CEPEC Nº1122/2012.