Programa de Mobilidade Estudantil - PME

Fluxo PME estudante UFG

Fluxo PME estudante externo à UFG

Sobre o PME-Andifes

O PME é resultante de um convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas à propiciar aos estudantes da UFG, regularmente matriculados, a possibilidade de estudar em outra IFES por um período de dois semestres letivos.

Para participar do Programa de Mobilidade o aluno deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Prazo para participar do PME

• Aguardamos determinações relacionadas ao fim da quarentena do Covid-19, para somente depois definir se haverá recepção de documentos para solicitação de Mobilidade Acadêmica para 2020-2 e 2021-1

Procedimentos para alunos da UFG

1º Passo - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

2º Passo - Acessar o link https://sei.ufg.br/ e criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutorial abaixo.

3º Passo - A Coordenação, junto ao aluno, realiza o Peticionamento Eletrônico no SEI, preenchendo os itens do formulário, anexando o histórico obtido por meio do SIGAA, os documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor) e a Certidão de Ata do Conselho Diretor.

Atendido os critérios do Convênio PME, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.

TUTORIAS

Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 2 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - PDF

Procedimentos para alunos de outras Instituições de Ensino Superior

• O estudante deve procurar o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos e outros.

Legislação do PME

Convênio PME

Portal ANDIFES

Formulários para preenchimento eletrônico (não manuscrito).

Modelo de Plano de Estudo para preenchimento junto ao Coordenador(a) do Curso antes de realizar o Peticionamento Eletrônico – Alunos(as) da UFG. Preenchimento eletrônico.

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) da UFG. Fazer preenchimento eletrônico.

Pedido de Participação em Mobilidade de Estudante externo para a UFG. Fazer preenchimento eletrônico.

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) de outras IFES. Preenchimento eletrônico.

Formulário de Cadastro - Alunos(as) de outras IFES aprovados na UFG. Ficha de Cadastro para Sigaa. Preenchimento eletrônico.

Heloísio Caetano Mendes

Coordenador de Mobilidade Acadêmica