Programa de Mobilidade Interna - PMI

O PMI permite que estudantes da graduação da UFG estudem em outra regional por um ou dois semestres letivos. As regionais participantes são: Cidade de Goiás e Goiânia

Orientações Planilha PMI

Fluxo PMI estudante de Goiânia e das regionais

Instruções para participar do PMI:

1 - Realizar a leitura da tabela e verificar se atende aos requisitos: Orientações Planilha PMI

2 - Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PMI estudante de Goiânia e das regionais

3 - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

4 - Criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutoriais abaixo.

5 - A Coordenação de curso, conforme determinações internas, junto ao estudante (que deve se cadastrar no SEI conforme tutoriais abaixo); realizam o Peticionamento Eletrônico no SEI. Preenchem os itens do formulário após a apresentação dos documentos, pelo estudante, anexando o Histórico obtido por meio do SIGAA, os documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor) e a Certidão de Ata do Conselho Diretor.

TUTORIAIS SEI:

Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 2 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - PDF

Datas Mobilidade 2021:

Perguntas e Respostas (FAQ):

Quem pode participar?

Observadas as restrições, somente poderão participar neste programa alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFG, que tenham cursado
todas as disciplinas previstas no fluxo curricular sugerido para o 1º, 2º e 3º períodos do curso ou pelo menos vinte e sete por cento (27%) da carga horária do curso, na Regional de origem, e que não apresentem mais que três reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o pedido de mobilidade.

Não podem participar:

1) Estudantes que estão com matrícula trancada;

2) Estudantes que estão com interposição  de recurso contra exclusão;

3) Estudantes com mais de três reprovações acumuladas nos dois períodos antecedentes à mobilidade.

Por quanto tempo dura a mobilidade?

A mobilidade pode durar de 1 ou 2 semestres e não há prorrogação.

Posso me inscrever para qualquer curso?

Não. O Programa de Mobilidade atende às seguintes regras:

1) O estudante deve ser matriculado em curso com o mesmo nome do de origem;

2) A modalidade do curso do estudante na Regional de origem e de destino deve ser a mesma;

3) O grau do curso da Regional de destino deve ser o mesmo do da de origem.

Atendo todos os critérios. A minha inscrição garante a participação?

Não. A participação depende da quantidade de vagas oferecidas pelo curso, que pode corresponder, no máximo, a 10% do total de vagas. Além disso, caso haja muitas solicitações, pode haver um processo de avaliação que atenda aos seguintes critérios:  1) maior média relativa; 2) maior percentual de carga horária integralizada; 3) maior idade.

Estou no último período, posso participar?

Sim, mas sua colação de grau deverá acontecer em sua Regional de origem.

Quantas vezes ao ano acontece o processo seletivo para a participação no PMI?

Apenas uma vez. A data é definida no Calendário Acadêmico.

Tenho mais dúvidas em relação à participação no PMI, quem devo procurar?

Entre em contato com o Coordenador da Graduação de sua Regional ou entre em contato com a Coordenação de Mobilidade da PROGRAD na Regional Goiânia, pelo e-mail mobilidade.prograd@ufg.br.

Outras informações:

Leia Resolução CEPEC 1300/2014, que institui o Programa de Mobilidade Interna na UFG.

Formulário de participação no PMI.

Heloísio Caetano Mendes

Coordenador de Mobilidade Acadêmica