Filosofia - Bacharelado

Escolha o local do curso

1. Cidade de Goiás
  2. Goiânia

Filosofia - Cidade de Goiás

Turno: noturno

Duração: oito semestres (3 anos e 6 meses)

Sede do curso: Regional Goiás

Entrada no curso: 50 vagas no 1º semestre e 0 vagas no 2º semestre

Sobre o curso de Filosofia - Bacharelado

O curso de Bacharelado em Filosofia da Regional Goiás/UFG tem como objetivo primordial articular determinadas competências e habilidades fundamentais para a formação de um profissional em Filosofia capaz de contribuir para a pesquisa e a docência. Com efeito, o bacharel em Filosofia estará habilitado para o exercício da investigação de problemas filosóficos, clássicos ou contemporâneos, nos mais diversos campos do conhecimento e da prática a partir de uma consciência analítica e crítica da realidade. Deverá, em especial, refletir e analisar, em seus mais diversos contextos, questões relativas à racionalidade, ao conhecimento, às ações e práticas humanas, em sua dimensão social, histórica, política e cultural. O bacharel em Filosofia, sobretudo, será capaz de desenvolver capacidade de análise, interpretação e comentário de textos filosóficos clássicos e contemporâneos.

O bacharel em Filosofia poderá atuar na atividade de pesquisa filosófica e interdisciplinar em instituições governamentais ou não governamentais, na mídia impressa ou virtual, em instituições educacionais em seus mais diversos níveis, e em outros âmbitos que exijam conhecimentos filosóficos.

Filosofia - Goiânia

Turno: matutino

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 46 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Turno: noturno

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 1º semestre.

No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Filosofia

Ao longo da história, cada geração deixa para a seguinte um legado de conhecimentos sem os quais haveríamos de recomeçar nossa civilização do zero, perdendo tudo que cultivamos, através dos milênios, de propriamente humano. É esse cultivo que se chama cultura e é essa forma de legarmos e herdarmos nossa humanidade que se chama tradição. No curso de Filosofia, os alunos estudam, de forma rigorosa, alguns dos mais decisivos conhecimentos de nossa tradição cultural (tais como os conceitos de: ser, pensamento, linguagem, verdade, tempo, número,  beleza, liberdade etc.). Para familiarizar-se com esse universo de conhecimentos tão fundamentais  –  pois deles dependem simplesmente todos os outros que se possa estudar em qualquer área da cultura – é necessário explorar os documentos em que eles foram conservados para serem transmitidos pela tradição, ou seja, é necessário que o aluno se torne capaz de ler, entender e dialogar com os textos clássicos da Filosofia. E para que isso se faça, é necessário desenvolver habilidades intelectuais que dizem respeito tanto ao saber histórico quanto ao uso da linguagem e do raciocínio lógico, além de uma especial sensibilidade para reconhecer, em cada contexto particular, qual é o ponto essencial e o sentido mais universal de uma questão. É sobretudo isso que o bacharelado em filosofia da UFG deseja propiciar aos seus estudantes: o poder de compreender e de interferir nas camadas mais profundas e mais fundamentais de nossa cultura.

É comum que se pergunte: para o que serve a Filosofia? Ora, sem ela perderíamos a capacidade de atuar autônoma e responsavelmente sobre o processo histórico pelo qual a humanidade se torna o que é e se abre ao que pode ser. Ao bacharel em filosofia, parece natural, portanto, uma carreira acadêmica, pois, para cumprir sua tarefa no interior da tradição, ele há de amar justamente o estudo, a produção de textos  e o debate intelectual, que tão bem a Universidade proporciona através da pesquisa, da docência e da extensão. Mas este não é seu único horizonte de atuação. Na verdade, em qualquer trabalho em que seja necessário um alto rigor na formulação de conceitos, uma capacidade de expressão especialmente precisa, um poder de desmascarar argumentos falsos ou inválidos, e um olhar simultaneamente profundo e abrangente, o filósofo é uma presença de grande importância. Não por acaso, cientistas, profissionais do direito, da saúde, artistas, entre tantos outros, frequentemente procuram a filosofia para se aprimorar no exame dos pontos essenciais de suas próprias áreas de atuação. Pode, assim, o bacharel em Filosofia atuar em diversos tipos de consultorias, em atividades editoriais, na mídia crítica especializada, em produções culturais, etc. E nosso jovem país ainda tem muito espaço para a incorporação desse profissional em suas redes de trabalho, principalmente quando se tratar não apenas de fazer algo, mas sim de fazê-lo bem e de forma culta, consciente, crítica e autônoma.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Filosofia da UFG