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Monitoria - Perguntas Frequentes

O que é o Programa de Monitoria Acadêmica?

O Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma iniciativa institucional que visa integrar os estudantes da graduação à prática docente, permitindo-lhes contribuir com o ensino-aprendizagem nos componentes curriculares de graduação e na educação básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE).

O programa é regulamentado pelas Resoluções CEPEC/UFG nº 1693 e 1692, de 2021, e é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). A monitoria não só propicia uma experiência prática para os estudantes, mas também é uma forma de fortalecer o vínculo entre o ensino acadêmico e as necessidades educacionais, promovendo uma educação mais inclusiva e acessível.

 

Qual é a finalidade do Programa de Monitoria Acadêmica?
A monitoria acadêmica tem um papel estratégico dentro da universidade. Sua principal finalidade é promover um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde estudantes e professores interagem para resolver desafios acadêmicos e promover o conhecimento. A monitoria, ao ser entendida como uma forma de ensino e aprendizagem mútua, oferece benefícios tanto para os alunos que atuam como monitores quanto para os que recebem suporte. Além disso, ela busca:
  • Oferecer uma formação prática aos estudantes, dando-lhes a oportunidade de vivenciar a docência e de desenvolver habilidades pedagógicas que são essenciais para qualquer futuro docente.
  • Contribuir para a redução de dificuldades acadêmicas ao atuar como um recurso adicional para estudantes que apresentam dificuldades em matérias teóricas ou práticas.
  • Contribuir diretamente para a diminuição de índices de reprovação, retenção e abandono escolar, favorecendo a permanência do estudante na universidade.

 

Quais são os objetivos do Programa de Monitoria Acadêmica?
O Programa de Monitoria Acadêmica da UFG possui objetivos que vão além de simplesmente auxiliar nas aulas. Ele visa promover a transformação do processo de ensino-aprendizagem, tanto para os monitores quanto para os alunos assistidos, contribuindo para um ambiente educacional mais dinâmico e colaborativo:
  • Apoiar a aprendizagem e a integração entre os estudantes: Os monitores atuam como ponte entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática cotidiana do curso, facilitando a absorção dos conteúdos e promovendo um aprendizado mais profundo.
  • Estimular a troca de conhecimentos: Criar um espaço de troca entre alunos e professores, onde diferentes perspectivas são compartilhadas e os alunos desenvolvem um aprendizado mais ativo e participativo.
  • Qualificação do ensino: A monitoria tem um impacto direto na melhoria da qualidade do ensino, permitindo que novas abordagens pedagógicas e metodologias sejam implementadas de forma mais prática e eficaz.
  • Redução da evasão e do abandono escolar: Através da presença constante de monitores e do apoio individualizado, o programa busca aumentar os índices de permanência dos estudantes na universidade.

 

Qual é a importância da monitoria para os alunos da UFG?
A monitoria é uma oportunidade única para os alunos aprofundarem seus conhecimentos e melhorarem o desempenho acadêmico, o que é especialmente importante para aqueles que enfrentam dificuldades com o conteúdo dos componentes curriculares. Além disso, o programa oferece:
  • Aprendizado mais aprofundado e personalizado: A participação na monitoria permite ao aluno revisitar e consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas, oferecendo um espaço exclusivo para tirar dúvidas de maneira mais direta e próxima.
  • Desenvolvimento de habilidades: Além de revisar conteúdos, os alunos ganham habilidades práticas valiosas, como resolução de problemas, comunicação, e organização, que são essenciais no contexto acadêmico e profissional.
  • Estímulo ao protagonismo estudantil: A monitoria permite que o aluno tenha voz ativa no processo educacional, o que contribui para o seu protagonismo no ambiente acadêmico, além de proporcionar a sensação de contribuição para o sucesso coletivo.

 

Qual a importância da monitoria para o monitor?
Para o monitor, a experiência vai muito além de um simples reforço de conteúdo. A monitoria é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, proporcionando uma série de benefícios:
  • Revisão e aprofundamento de conhecimentos: Ao ensinar, o monitor revisita e aprofunda seus próprios conhecimentos, o que fortalece sua compreensão e facilita a aprendizagem de conceitos complexos.
  • Desenvolvimento de habilidades pedagógicas e profissionais: A monitoria oferece uma excelente oportunidade para o monitor desenvolver habilidades que são extremamente valorizadas no mercado de trabalho, como comunicação eficaz, habilidades de liderança, e gestão de grupo.
  • Experiência para a carreira acadêmica e profissional: A atuação como monitor é um diferencial significativo no currículo, seja para quem deseja seguir na carreira acadêmica, seja para quem planeja atuar em outras áreas do mercado.

 

Qual a vantagem da monitoria para o corpo docente?
A monitoria não é importante apenas para os alunos e monitores, mas também para os professores, que encontram um suporte adicional para suas atividades pedagógicas:
  • Monitores colaboram com o acompanhamento das atividades acadêmicas e no suporte aos alunos com dificuldades.
  • Com o apoio constante dos monitores, os professores conseguem realizar um acompanhamento individualizado, o que pode refletir em melhor desempenho dos estudantes.
  • A presença dos monitores nos componentes curriculares permite que os professores experimentem e implementem novas abordagens pedagógicas, como metodologias ativas de ensino, e melhorem sua prática docente.

 

Quais são as modalidades de Monitoria Acadêmica na UFG?
O Programa de Monitoria da UFG oferece duas modalidades, com o intuito de atender a diferentes perfis de estudantes:
  • Monitoria Remunerada: Esta modalidade oferece bolsas para estudantes de graduação, com o objetivo de incentivar e apoiar a sua participação nas atividades acadêmicas. A remuneração é baseada em um edital específico, e o valor pode variar conforme a disponibilidade de recursos da universidade.
  • Monitoria Não Remunerada: A monitoria voluntária, sem vínculo financeiro, ainda assim possui grande importância, já que é reconhecida pela UFG e contribui para a formação acadêmica do estudante. Os participantes desta modalidade também recebem um certificado de participação ao final do semestre.

 

Quem pode se candidatar para ser monitor?
A participação no Programa de Monitoria está aberta para estudantes que atendam aos seguintes requisitos:
  • Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação.
  • Não possuir pendências relacionadas a participações anteriores no Programa de Monitoria.
  • Ter cursado e sido aprovado com uma média mínima de 6,0 no componente curricular que deseja monitorar.

 

Como os professores podem participar da monitoria?

Os professores podem atuar como orientadores de monitores, oferecendo apoio no planejamento pedagógico e na orientação das atividades de monitoria. Eles são responsáveis por integrar os monitores ao planejamento do componente curricular, estabelecendo as atividades e acompanhando seu desempenho.

Os professores interessados em participar do Programa de Monitoria devem procurar os responsáveis pela disciplina e pela monitoria na Unidade Acadêmica.

 

Quais componentes curriculares podem ter monitores?
Os monitores podem ser alocados em qualquer componente curricular obrigatório ou optativo dos cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, que necessitem de apoio pedagógico adicional, conforme o planejamento das Unidades Acadêmicas ou Unidades Acadêmicas Especiais.

 

Quantas horas o monitor deve dedicar por semana?
A carga horária para a monitoria é de 12 horas semanais, o que representa uma dedicação significativa ao longo do semestre. A carga horária total depende da duração dos componentes curriculares devendo sempre respeitar os limites estabelecidos pela UFG.

 

Como funciona o fluxo de funcionamento da monitoria?
O processo de monitoria na UFG segue um fluxo organizado que envolve várias etapas, desde a elaboração do Projeto de Ensino até a seleção dos monitores, com foco na integração de atividades acadêmicas e na promoção do sucesso estudantil. Abaixo, detalhamos as principais fases desse fluxo:

1° Elaboração e cadastro do Projeto de Ensino com Monitoria

O processo de monitoria se inicia com a elaboração do Projeto de Ensino com Monitoria, responsabilidade das Unidades Acadêmicas (UAs) e Unidades Acadêmicas Especiais (UAEs). Esse projeto deve ser elaborado de forma colaborativa e com a participação dos Coordenadores de Curso, Coordenadores de Programas e Projetos da Graduação, Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs), e docentes responsáveis pelos componentes curriculares que desejam ofertar vagas de monitoria.

O projeto deve ser cadastrado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e conter os componentes curriculares que ofertarão vagas de monitoria, bem como os seus equivalentes. Além disso, deve ser descrito claramente o papel do monitor, como o acompanhamento de aulas e apoio no planejamento pedagógico. A quantidade de vagas de monitores a ser disponibilizada também deve considerar a demanda dos componentes curriculares, como alta taxa de reprovação ou complexidade do conteúdo.

A partir da análise da sua realidade, as UAs e UAEs podem adotar algumas estratégias de monitoria nos seus Projetos de Ensino, como:
  • Desenvolvimento de ações para reduzir a evasão, com foco em componentes curriculares básicos e com altas taxas de reprovação.
  • Implementação de ações para garantir o sucesso acadêmico, priorizando a permanência de estudantes em risco.
  • Inclusão tecnologias e metodologias pedagógicas inovadoras que atendam tanto alunos com dificuldades de aprendizado quanto outros.
  • Oferta de suporte pedagógico a estudantes com deficiências, surdos, ou com transtornos como o TEA.
  • Desenvolver iniciativas específicas para apoiar grupos vulneráveis, como pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, migrantes, mulheres mães, pessoas trans, idosas, entre outros.
  • Colaboração com outras UAs e UAEs e entre diferentes áreas do conhecimento para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Integração a outras ações institucionais, como o Programa de Tutoria Acadêmica (PTA), potencializando estratégias de ensino e promovendo uma experiência acadêmica mais rica para estudantes e monitores.
  • Estrutura do Projeto de Ensino:
    • O projeto deve conter a quantidade de monitores, justificativa para a solicitação de monitoria, objetivos específicos, resultados esperados, metodologia de trabalho e as referências utilizadas.
Para entender melhor sobre o cadastro dos Projetos de Ensino com monitoria no SEI, você pode acessar o tutorial através do link: https://drive.google.com/file/d/1KfotLat2M7TtfLy2uUnbIYvh6AQlCb2q/view.

2° Aprovação do Projeto de Ensino com Monitoria pela direção da Unidade Acadêmica

Após o cadastro do Projeto de Ensino da monitoria no SEI pela UA, é necessário que o documento seja aprovado pelo Conselho Diretor da UA.

Importante!

Após a aprovação pelo Conselho Diretor, o processo SEI deve ser enviado para a PROGRAD, também via SEI.

Essa etapa é fundamental para que a Coordenação de Monitoria possa realizar os processos internos necessários, incluindo o cadastro do Projeto de Ensino no sistema de produção docente.

3° Submissão ao Edital PROGRAD de Seleção de Novos Monitores

Após o cadastro e aprovação, o Projeto de Ensino com monitoria deve ser submetido à PROGRAD, conforme os prazos estabelecidos no edital do processo seletivo:
  • Responsável pela Submissão: A UA ou UAE é responsável pela submissão, indicando o Coordenador do Projeto de Ensino (docente ou TAE) para formalizar o envio.
  • Prazos e Vigência: O projeto deve ser submetido dentro do prazo do edital. As datas de início e término da proposta dependem das necessidades específicas de cada UA ou UAE, mas devem levar em consideração o período de vigência do edital que se deseja participar.
  • Onde Submeter: A submissão é feita por um formulário específico, conforme orientações do edital.

4° Avaliação dos Projetos de Ensino pela PROGRAD

A PROGRAD, por meio da Comissão de Monitoria, avalia as propostas submetidas pelas UAs ou UAEs, visando a distribuição das bolsas de monitoria.

Para a distribuição, a avaliação visa identificar as UAs ou UAEs que possuem componentes curriculares com maiores taxas de reprovação e aquelas que têm um maior impacto no sucesso acadêmico dos alunos.

  • Critérios de Avaliação: Impacto acadêmico das propostas, com foco na redução da evasão, qualidade metodológica e inovação nas metodologias de ensino.

5° Elaboração e cadastro dos Planos de Trabalho da Monitoria no SIGAA

Após o resultado da distribuição de bolsas, os docentes responsáveis pelos componentes curriculares que ofertarão vagas de monitoria na UA devem cadastrar os Planos de Trabalho no SIGAA, respeitando o período estabelecido no edital.

O Plano de Trabalho deve detalhar:
  • Número de monitores: Indicar a quantidade de vagas para monitores bolsistas e voluntários para cada componente curricular.
  • Funções dos monitores: O Plano de Trabalho deve especificar as funções que os monitores desempenharão, bem como os horários de suas atividades.
  • Processo Seletivo: Incluir informações sobre o processo seletivo, como data e horário das provas, critérios de avaliação, e as tarefas a serem desempenhadas pelos monitores aprovados.

O modelo para o Plano de Trabalho pode ser acessado no site da PROGRAD da UFG: https://prograd.ufg.br/p/32579-programa-de-monitoria-academica/.

A responsabilidade pela elaboração e cadastro dos Planos de Trabalho é dos docentes responsáveis pelos componentes curriculares, que assumirão a função de Coordenadores dos Planos de Trabalho, com o suporte do Coordenador do Projeto de Ensino.

Importante!

No momento de elaboração dos Planos de Trabalho, é necessário vincular até dois componentes curriculares para o processo seletivo de monitoria. Isso significa que o candidato será avaliado para ambos os componentes em uma única seleção. Essa prática visa:

  • Facilitar o processo seletivo, permitindo que os candidatos participem de uma única avaliação para dois componentes curriculares.
  • Garantir a continuidade da monitoria, permitindo que o monitor atue tanto no semestre atual quanto no próximo.

Considerações para Cursos Modulares

Nos cursos que adotam o modelo modular de currículo, os módulos devem ser cadastrados no lugar de submódulos. Essa abordagem visa refletir a estrutura curricular do curso e assegurar que a monitoria seja vinculada ao módulo como um todo, considerando suas especificidades.

Considerações para Componentes Curriculares ofertados em um único semestre

Em casos onde o componente curricular é ofertado apenas em um semestre do ano letivo e não há outro componente curricular correspondente no semestre subsequente que permita a recondução do monitor, caso deseje, a UA ou UAE poderá:
  • Identificar um componente curricular que também seja ofertado exclusivamente no semestre subsequente e que deseja ofertar vaga de monitoria.
  • Após a identificação, a UA ou UAE deve propor um processo seletivo para cada um dos componentes curriculares (um de cada semestre), no período previsto em edital.
  • Os candidatos aprovados na seleção assumirão, inicialmente, a monitoria do componente curricular ofertado no semestre vigente e os monitores aprovados no outro componente curricular deverão assumir, futuramente, a monitoria somente no semestre subsequente.
  • O cadastro dos Planos de Trabalho no Sistema Acadêmico deve indicar que os monitores aprovados no processo seletivo assumirão os componentes curriculares em semestres distintos, respeitando as particularidades de cada oferta.

6° Cadastro das informações do Processo Seletivo

Após a PROGRAD colocar os Planos de Trabalho cadastrados no SIGAA com o status "em execução", os coordenadores dos Planos de Trabalho devem cadastrar o processo seletivo no SIGAA, dentro do prazo estabelecido no edital.

O processo seletivo deve ser registrado corretamente para que os discentes possam se inscrever, e o coordenador deve seguir as orientações detalhadas para garantir que o processo seja realizado de acordo com as exigências da monitoria.

O tutorial completo para o cadastro do processo seletivo está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1PhqQ2IwPEX5SAYAmen3fmPWrPQJXy6CG/view?usp=share_link.

7° Divulgação do Período de Inscrição dos Estudantes

Uma vez aprovado o Plano de Trabalho pela PROGRAD, as informações sobre as vagas de monitoria e o processo seletivo devem ser divulgadas amplamente:
  • Responsabilidade pela Divulgação: A UA ou UAE é responsável pela divulgação, com o apoio de agentes de comunicação e todos os docentes e TAEs responsáveis pela monitoria na Unidade.
  • Onde e Quando Divulgar: As informações devem ser divulgadas em murais, sites, e-mails e redes sociais da UA ou UAE, dentro do período determinado nos editais da PROGRAD.

8° Inscrição dos Estudantes no Processo Seletivo

Os alunos interessados em concorrer às vagas de monitoria devem se inscrever dentro do prazo estabelecido:
  • Inscrição Gratuita: A inscrição no processo seletivo é gratuita e deve ser feita via Sistema Acadêmico.
  • Número de inscrições: A quantidade máxima de inscrições para o processo seletivo de diferentes componentes curriculares é estabelecido nos editais da PROGRAD, podendo ser adaptado pela UA ou UAE para atender às suas necessidades.
  • Vagas Disponíveis: As vagas são divulgadas pela UA ou UAE, com as condições detalhadas nos editais internos.
Para realizar a inscrição no processo seletivo, o discente interessado deve seguir os seguintes passos:
  1. Acessar o SIGAA.
  2. Navegar para o Portal Discente.
  3. Selecionar a opção Monitoria.
  4. Clicar em Inscrever-se em Seleção de Monitoria.
  5. Buscar oportunidades na área de Monitoria.
Além disso, o tutorial completo para orientação está disponível no link: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/25574-cadastrar-interesse-no-projeto.

9° Realização do Processo Seletivo

O processo seletivo é de responsabilidade da UA ou UAE, nos dias definidos pelo edital da PROGRAD, para escolher os monitores que irão atuar nos componentes curriculares:
  • Critérios de Seleção: A seleção leva em consideração o desempenho acadêmico do candidato por meio de uma prova teórica ou oral e a média obtida no(s) componente(s) curriculares cadastrados no componente pretendido.
  • Quem Realiza a Seleção: O processo seletivo é organizado pela UA ou UAE, com a apoio dos responsáveis pela monitoria da Unidade (Coordenador de Programas e Projetos da Graduação, Coordenador do Projeto de Ensino e Coordenadores dos Planos de Trabalho)
Em caso de empate entre os candidatos, a ordem de prioridade será:
  1. Condição de beneficiário das ações afirmativas da universidade.
  2. Maior média relativa.
  3. Maior percentual de carga horária integralizada no curso de graduação.
Considerações sobre a impossibilidade de reconduzir monitores entre os semestres letivos
  • Caso não seja possível manter os monitores entre os semestres para determinados componentes, será necessário realizar um processo seletivo complementar.
  • As situações excepcionais que podem justificar a necessidade desse processo são:
    1. Quando um componente curricular for oferecido apenas em um único semestre. Neste caso, as vagas que serão oferecidas no processo seletivo complementar devem estar previstas no Plano de Trabalho e no Projeto de Ensino da monitoria.
    2. Quando houver imprevistos administrativos ou acadêmicos que impeçam a recondução do monitor para o próximo semestre.
  • O processo seletivo complementar seguirá as mesmas etapas e critérios do processo seletivo inicial, garantindo transparência e igualdade para todos os candidatos.
Importante!

É importante lembrar que para um possível processo seletivo complementar não haverá novas bolsas financiadas pela PROGRAD.

Como regra, as bolsas ociosas (não preenchidas no processo seletivo inicial), voltam para o montante institucional e serão redistribuídas pela Comissão da Monitoria para outras UAs ou UAEs.

Sendo assim, para que o monitor aprovado no processo seletivo complementar de uma UA ou UAE assuma uma bolsa, algum monitor bolsista atual deverá ter tido seu vínculo encerrado para liberar a vaga. Essa regra não se aplica às vagas de monitoria voluntária.

10° Divulgação dos Resultados

Após o processo seletivo, os resultados devem ser divulgados:
  • Resultado Preliminar: A UA ou UAE divulga o resultado preliminar nos canais de comunicação oficiais, como murais, sites, e-mails e redes sociais da respectiva UA ou UAE, dentro do período determinado nos editais da PROGRAD.
  • Resultado Final: Após a reanálise de recursos interpostos pelos candidatos, é publicado o resultado final nos canais de comunicação oficiais da UA ou UAE, como murais, sites, e-mails e redes sociais da respectiva UA ou UAE, dentro do período determinado nos editais da PROGRAD.

11° Cadastro do Resultado Final do Processo Seletivo

Após a realização do processo seletivo, a UA ou UAE, com apoio do Coordenador do Projeto de Ensino e Coordenadores dos Planos de Trabalho, deverá proceder com o cadastro oficial do resultado final, que envolve não apenas a divulgação dos aprovados, mas também a convocação dos monitores selecionados para o início das suas atividades.

Esse processo deve ser feito via Sistema Acadêmico dentro do prazo estabelecido em edital e é fundamental para garantir que todos os monitores estejam cientes de sua seleção e aptos a iniciar suas funções.

O tutorial completo sobre a etapa de cadastro do resultado final está disponível no link: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/28193-cadastrar-oresultado-final-das-provas.

12° Aceite ou recusa da convocação pelos discente aprovado

Após a convocação, o candidato aprovado deve confirmar, via Sistema Acadêmico, sua participação conforme as orientações fornecidas nos editais.

O prazo para o(a) discente aceitar ou recusar a convocação para monitoria é de 48 horas a partir da convocação. Para isso, o(a) selecionado(a) deve seguir os seguintes passos:
  1. Acessar o SIGAA.
  2. Navegar para o Portal Discente.
  3. Selecionar Monitoria.
  4. Clicar em Meus Projetos de Monitoria.
  5. Escolher a opção Aceitar ou Recusar Monitoria.
O tutorial completo está disponível no link: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/25585-aceitar-ou-recusarmonitoria.

13° Exercício da Monitoria

A partir do aceite da convocação, o monitor assume oficialmente sua função e inicia as atividades conforme o Plano de Trabalho do componente curricular. Ele deve seguir o cronograma, cumprindo as metas e a carga horária prevista, mantendo a assiduidade e a pontualidade nas atividades.

O Coordenador do Plano de Trabalho deve realizar o acolhimento dos monitores selecionados, explicando as responsabilidades e expectativas da monitoria para o componente curricular. Além disso, é responsável por supervisionar a execução das atividades dos monitores, garantindo que as tarefas sejam cumpridas conforme o planejado, assegurando qualidade no desenvolvimento das atividades e o alinhamento com os objetivos pedagógicos do componente curricular.

As atividades de monitoria devem ser realizadas durante todo o ciclo estabelecido nos Edital de Monitoria da PROGRAD.

A UA ou UAE deve definir a melhor forma de realizar o controle da frequência dos monitores a partir da sua realidade e necessidades específicas.

 

Como funciona o pagamento dos monitores bolsistas?
O pagamento das bolsas no Programa de Monitoria Acadêmica segue as diretrizes estabelecidas pela instituição e acontece conforme o ciclo determinado nos editais da PROGRAD.
  1. O valor da bolsa é previamente determinado no edital, sendo concedido como um auxílio financeiro mensal para os monitores selecionados na modalidade de bolsistas.
  2. Não é permitida a acumulação da bolsa de monitoria com outras bolsas acadêmicas, exceto a Bolsa de Assistência Estudantil.
  3. Antes da seleção, o monitor deve registrar seus dados bancários atualizados no Sistema Acadêmico, obrigatoriamente em conta corrente e em seu nome (contas da Caixa Econômica Federal, sejam corrente ou poupança, são aceitas). Dados bancários desatualizados e incorretos podem resultar no atraso do pagamento das bolsas.
  4. Os pagamentos são realizados mensalmente e a vigência da bolsa corresponde ao período em que o monitor atuará, geralmente durante o semestre ou ano letivo, conforme especificado no edital.

 

Quais são as situações em que o monitor será desligado do Programa de Monitoria?
O monitor será desligado do Programa de Monitoria da UFG nas seguintes situações:
  • Quando o monitor se desvincular do curso em que está matriculado.
  • Se o monitor efetuar trancamento de matrícula durante o período da monitoria.
  • Caso inicie mobilidade acadêmica no período de vigência da monitoria.
  • Quando o monitor solicitar desligamento formal, com justificativa apresentada ao orientador e à UA ou UAE proponente.
  • Quando o orientador solicitar o desligamento do monitor, com justificativa formal.
  • Se o monitor integralizar o curso, sendo o desligamento efetivado ao término do último semestre letivo.
  • Quando o monitor não cumprir as atribuições previstas no plano de trabalho.
  • Caso o monitor não compareça, sem justificativa, a três compromissos consecutivos previamente assumidos.

 

O que fazer quando houver alterações no quadro de monitores?

Em caso de alteração no quadro de monitores (como desligamento ou substituição), a Unidade Acadêmica ou Unidade Acadêmica Especial proponente deve formalmente comunicar à Coordenação do Programa de Monitoria da PROGRAD, via Formulário de Desligamento de Monitores, conforme as normas estabelecidas, para que sejam tomadas as providências necessárias.

O Formulário de Desligamento dos monitores pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/JioyjkVfx68HA8C49.

 

Quais são as situações em que um monitor será substituído?
O monitor será substituído nas seguintes situações:
  • Desligamento do programa: Quando o monitor for desligado do Programa de Monitoria.
  • Desistência formal do monitor: Caso o monitor formalize sua desistência da monitoria, apresentando justificativa ao orientador e à UA ou UAE proponente.

 

Há um limite de substituições para cada vaga de monitor?
Sim. Será permitido o máximo de duas substituições por vaga de monitor durante o semestre letivo.

 

Quais são as condições para que a substituição do monitor seja efetivada?
A substituição do monitor será efetivada com base nas seguintes condições:
  • A substituição deve ocorrer em prazo não superior a 30 dias antes do encerramento do período de realização das atividades previstas no edital vigente.
  • O processo de substituição somente será efetivado após o preenchimento do Relatório de Desligamento pelo monitor no Sistema Acadêmico, seguido da validação do documento pelo professor orientador.
  • Após o preenchimento e validação do relatório de desligamento, a substituição deve ser formalizada junto à PROGRAD, por meio do Formulário de Desligamento de Monitores, com a apresentação de justificativa detalhada e a indicação de um novo monitor, selecionado conforme os critérios de elegibilidade estabelecidos no Programa de Monitoria.
OBS. No caso de monitores bolsistas, caso a vaga fique ociosa por não seguir as orientações para substituição, a bolsa retornará para o montante disponível para a universidade, não sendo possível o remanejamento para outro discente ou componente curricular da UA ou UAE.

 

O monitor que foi desligado pode receber certificado?

Sim, o certificado será proporcional ao período de atuação como monitor.

O total de horas será calculado com base no período de trabalho do monitor e na carga horária da disciplina.

O monitor deve enviar o relatório de desligamento pelo SIGAA, que será validado pelo professor orientador.

Após a validação do relatório de desligamento no SIGAA, o monitor poderá acessar o seu certificado.

 

O que o monitor deve fazer após concluir a monitoria dentro do prazo normal?

Após concluir as atividades da monitoria dentro do período estabelecido no edital, o monitor não será desligado automaticamente e, por isso, precisa acessar o SIGAA para preencher o relatório final da monitoria. O preenchimento do relatório é uma etapa essencial para a finalização da monitoria, e o certificado só será gerado após o envio do relatório final dentro do prazo estabelecido no edital e a subsequente aprovação pelo professor orientador.

Para preencher o relatório final, o monitor pode acessar o seguinte tutorial: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/26601-cadastrar-relatoriofinal.

 

O que o professor orientador deve fazer após a conclusão do ciclo da monitoria?

Após a conclusão do ciclo de monitoria, o professor orientador deve validar o relatório final do monitor dentro do prazo estabelecido no edital. A validação do relatório é crucial para a geração do certificado de monitoria.

Para validar o relatório final, o professor orientador pode acessar o tutorial aqui: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/27586-validar-relatoriofinal.

 

Como o monitor pode obter seu certificado?

O monitor pode obter seu certificado de monitoria somente após o envio do relatório final, que deve ser validado pelo professor orientador dentro do prazo estabelecido no edital. A validação do relatório é a etapa que garante a emissão do certificado.

Para emitir o certificado de monitoria, o monitor pode acessar o seguinte link: https://monitoria.jatai.ufg.br/p/27158-emitir-certificados.

 

O que as Unidades Acadêmicas ou Unidades Acadêmicas Especiais precisam fazer no Programa de Monitoria?
  • Conhecer as normas do Programa de Monitoria.
  • Planejar e elaborar o Projeto de Ensino para executar as ações de monitoria, alinhando com as diretrizes institucionais.
  • Identificar as demandas dos componentes curriculares e atividades que necessitam de monitoria, considerando número de alunos e relevância pedagógica.
  • Designar o Coordenador do Projeto de Ensino da monitoria, bem como possíveis comissões para realizar o processo seletivo dos monitores.
  • Gerenciar as bolsas de forma transparente, seguindo critérios dos editais.
  • Divulgar amplamente o processo seletivo de novos na UA ou UAE e garantir a participação dos estudantes.
  • Definir o formato de registro da frequência e acompanhamento das atividades dos monitores.
  • Acompanhar as atividades dos monitores e resolver problemas que comprometam o desempenho.
  • Garantir acesso a capacitações e incentivar participação em eventos que envolvam a monitoria.
  • Integrar a monitoria com outras estratégias pedagógicas e programas de ensino, como o Programa de Tutoria Acadêmica (PTA) e outros.

 

Qual é o papel do Coordenador de Programas e Projetos da Graduação?
  • Conhecer as normas do Programa de Monitoria.
  • Orientar os professores na elaboração e submissão do Projeto de Ensino com Monitoria e respectivos Planos de Trabalho de Monitoria;
  • Integrar e presidir a comissão de seleção de monitores nas suas Unidades Acadêmicas ou Unidades Acadêmicas Especiais.
  • Promover o debate e a troca de experiências na Unidade Acadêmica ou Unidade Acadêmica Especial, visando ao aprimoramento das ações de monitoria.
  • Manter atualizados os registros dos monitores de sua Unidade Acadêmica ou Unidade Acadêmica Especial, assegurando a organização e disponibilidade das informações.
  • Participar das reuniões da Comissão de Monitoria quando convocado pelo Coordenador da Região Metropolitana de Goiânia ou do Câmpus Goiás.

 

O que o Coordenador do Plano de Trabalho deve fazer?
  • Conhecer as normas do Programa de Monitoria.
  • Elaborar o Plano de Trabalho junto aos docentes orientadores, alinhando com as diretrizes do Programa de Monitoria e ao Projeto de Ensino com monitoria da UA ou UAE.
  • Realizar o acolhimento e explicação sobre a monitoria do componente curricular para os candidatos selecionados.
  • Supervisionar a execução das atividades dos monitores, garantindo qualidade e cumprimento das responsabilidades.
  • Realizar reuniões periódicas para avaliar o andamento das atividades.
  • Acompanhar o impacto da monitoria no rendimento acadêmico e ajustar as práticas, se necessário.
  • Acompanhar a frequência da monitoria e garantir que as atividades sejam cumpridas conforme o plano.
  • Informar a UA ou UAE sobre desligamentos ou dificuldades que comprometam a execução do plano.
  • Garantir acesso a capacitações e incentivar participação em eventos que envolvam a monitoria.
  • Apoiar a integração da monitoria com outras estratégias pedagógicas e programas de ensino, como o Programa de Tutoria Acadêmica (PTA) e outros.

 

O que os Orientadores devem fazer?
  • Conhecer as normas do Programa de Monitoria.
  • Contribuir com o Plano de Trabalho, alinhando-o com os objetivos pedagógicos do componente curricular.
  • Supervisionar as atividades do monitor, garantindo que atendam aos objetivos estabelecidos.
  • Participar de reuniões periódicas com monitores para orientação e avaliação.
  • Garantir um ambiente de respeito, acolhimento e diálogo com os monitores.
  • Controlar a frequência da monitoria, assegurando o cumprimento da carga horária.
  • Garantir acesso a capacitações e incentivar participação em eventos que envolvam a monitoria.
  • Apoiar a integração da monitoria com outras estratégias pedagógicas e programas de ensino, como o Programa de Tutoria Acadêmica (PTA) e outros.
  • Informar ao coordenador do Plano de Trabalho e Coordenador do Projeto de Ensino sobre desistências, dificuldades ou desligamentos de monitores.

 

O que os Monitores devem fazer?
  • Conhecer as normas do Programa de Monitoria.
  • Cumprir as atividades conforme o Plano de Trabalho, sob a supervisão do orientador e do Coordenador do Plano de Trabalho.
  • Participar das reuniões e capacitações solicitadas.
  • Apoiar os estudantes, incentivando sua participação e autonomia no aprendizado.
  • Garantir a confidencialidade das informações dos estudantes.
  • Comunicar dificuldades ao orientador para solucionar problemas.
  • Registrar atividades para facilitar o acompanhamento e elaboração de relatórios.
  • Submeter relatórios finais ou de desligamento quando necessário.
  • MANTER OS DADOS BANCÁRIOS SEMPRE ATUALIZADOS.

 

O que os Monitores não podem fazer?
  • Assumir responsabilidades exclusivas dos orientadores, como elaborar provas ou ministrar aulas sem supervisão.
  • Exceder as atividades previstas no Plano de Trabalho sem a aprovação do orientador.
  • Usar a monitoria para interesses pessoais, comprometendo seu propósito pedagógico.

 

Quais são os documentos que regulamentam o Programa de Monitoria Acadêmica na UFG?

1. Resolução CEPEC nº 1693/2021 (vigente): Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC Nº 1604, de 2018.

2. Resolução CEPEC nº 1692/2021 (vigente): Dispõe sobre a regulamentação dos Projetos de Ensino no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), e estabelece diretrizes para sua elaboração, submissão, aprovação e execução.

 

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