Pedagogia

Escolha o local do curso

1. Cidade de Goiás
  2. Goiânia

Pedagogia - Cidade de Goiás

Turno: noturno

Sede do curso: Regional Goiás

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Informações sobre o curso

Pedagogia - Goiânia

Turno: matutino

Sede do curso: Câmpus Colemar Natal e Silva

Entrada no curso: 70 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Turno: noturno

Sede do curso: Câmpus Colemar Natal e Silva

Entrada no curso: 70 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Pedagogia

A proposta curricular do Curso de Pedagogia, centrada na docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido. Nesse sentido e tendo em vista a legislação em vigor, o curso de Pedagogia proposto tem como finalidade estimular:
a.        a reflexão, entendida como compreensão crítica, radical e rigorosa, do sentido e da gênese da esfera da existência humana, social e pessoal, da esfera da cultura, da educação, da escola e do saber;
b.         a criação cultural e a formação de docentes e discentes como sujeitos da cultura;
c.          a ação como atividade criadora, transformadora, e a afirmação da autonomia e da liberdade dos sujeitos e das instituições, em todas as suas dimensões;
a.  a articulação de todos os componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo.
O licenciado em Pedagogia da UFG será formado para atuar, sobretudo, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de um projeto de formação básica, teórica e prática, que o capacite para trabalhar nesses dois níveis de ensino, bem como em outras áreas existentes na escola, nos sistemas de ensino ou em outras instituições e contextos  que envolvam a dimensão educativa da existência e da ação.

Visa a formação do docente para:
a.    o magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental;
b.       a  gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução  e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos;
c.       a compreensão do universo da cultura e da produção do saber e a inserção crítica dos alunos nesse universo.
Nesse propósito, a educação infantil não é vista sob a ótica da mera escolarização, mas envolve a compreensão da sociedade, da infância e dos direitos sociais, que propicie condições para a atuação crítica do pedagogo em creches, pré-escolas e outras instituições de formação e desenvolvimento da existência pessoal e sociocultural das crianças, nas quais as várias formas de expressão e linguagem se articulem num contexto lúdico e criativo de jogos e brincadeiras.
Os anos iniciais do ensino fundamental dão início ao período de escolarização obrigatória, constituindo-se num momento de criação  de direitos e de conquista de cidadania para essa população. Portanto, o ensino fundamental tem como sentido a inserção crítica de todos os alunos no universo de cultura e de saber historicamente produzidos. O curso de Pedagogia da UFG visa, então, contribuir para a formação de seres humanos, de docentes capazes de compreender o sentido da existência humana, pessoal e social, da educação e da escola básica, com o objetivo de recriá-las como inteiramente outras.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação da UFG