Filosofia - Licenciatura - Goiânia

Escolha o local do curso

1. Cidade de Goiás
  2. Goiânia

Filosofia - Cidade de Goiás

Turno: noturno

Sede do curso: Regional Goiás

Entrada no curso: 50 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Filosofia - Licenciatura

O curso de Licenciatura em Filosofia visa formar profissionais altamente qualificados, capazes de desenvolver reflexões e análises a partir do diálogo com as grandes obras do pensamento ocidental e contribuir filosoficamente para solucionar problemas nos mais diversos campos do conhecimento. O licenciado em Filosofia poderá formular e apresentar avaliações e reflexões críticas sobre a realidade social, cultural, política e histórica. Ademais, será capaz de compreender e interpretar textos filosóficos e não filosóficos, segundo as mais rigorosas técnicas hermenêuticas, e conforme as mais diversas perspectivas filosóficas.

O licenciado em Filosofia estará habilitado para o exercício da docência e, como educador do ensino básico, deverá ter a competência de construir situações didático-pedagógicas que contribuam para a formação do cidadão crítico e reflexivo. Este profissional poderá ensinar em instituições educacionais públicas ou privadas e, além disso, poderá atuar na atividade de pesquisa filosófica e interdisciplinar em instituições governamentais ou não governamentais, na mídia impressa ou virtual, e em outros âmbitos que exijam conhecimentos filosóficos.

Filosofia - Goiânia

Turno: matutino

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 46 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Filosofia

A formação profissional em Filosofia para o magistério no Ensino Médio é oferecida pela UFG no curso de Licenciatura, no período matutino. O licenciando será preparado para adquirir o domínio do patrimônio que nos foi legado pela tradição filosófica. Aprender a se pronunciar criticamente na transmissão dessa herança cultural é o que se espera do Licenciado em Filosofia. Pautando sua formação na leitura, análise e compreensão dos textos clássicos, mediante um trabalho paciente de pesquisa, o licenciando deve aprender a selecionar os textos filosóficos que podem alargar sua compreensão dos problemas suscitados a partir de sua interpretação desses textos para, a partir daí, orientar sua prática pedagógica nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, o licenciado deverá também ter em vista o contexto específico em que se responsabilizará por ensinar Filosofia: o ambiente escolar. Assim, ele deverá ser capaz de encontrar os meios adequados para promover a integração da disciplina de Filosofia aos demais componentes curriculares e às várias dimensões que constituem a formação do aluno no Ensino Médio. O estudante que optar pelo curso de Licenciatura em Filosofia poderá, ainda, concorrer a bolsas nos programas de iniciação científica (PIBIC/PIVIC) e à docência (PIBID), entre outros, financiados pelas agências de fomento. Os licenciados poderão, ainda, aprimorar sua formação nos cursos de pós-graduação em Filosofia (mestrado e doutorado) oferecidos pela UFG.

Ao profissional que vai assumir a responsabilidade de transmitir aos estudantes os conteúdos da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, duas exigências estão colocadas. Se os manuais e os livros de introdução à filosofia poderão servir de referências, eles são insuficientes para o estudo aprofundado das questões filosóficas. Daí a exigência de que o ensino da filosofia esteja a cargo de um profissional especializado, com sólida formação filosófica e cultural, familiarizado, portanto, com as obras que nos foram legadas pela história da filosofia. Para que os jovens estudantes aprendam a pensar e a lidar com os problemas que os afligem, cabe ao professor oferecer-lhes a base teórica para o aprofundamento e a compreensão de tais problemas. Cabe-lhe, ainda, despertar nos estudantes a curiosidade que os leve a um aprofundamento das condições do conhecimento e a uma interrogação dos fundamentos da política e da sociedade. Chegamos assim à outra exigência. A riqueza da filosofia reside na sua pluralidade. São várias as filosofias! É no contato com a pluralidade de abordagens de um mesmo problema que o estudante adquirirá uma visão mais rica do seu próprio mundo e das várias maneiras pelas quais se pode equacionar um problema, o que faz-nos retornar à exigência da solidez da formação profissional. A leitura atenta das filosofias é um convite à escritura. Cabe ao professor de filosofia se ocupar, também, com a tarefa de iniciar seus alunos na arte da escrita de textos filosóficos.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Filosofia da UFG