Engenharia Ambiental e Sanitária - Bacharelado - Goiânia
Turno: integral
Duração: dez semestres (5 anos)
Sede do curso: Câmpus Colemar Natal e Silva
Entrada no curso: 45 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre
Sobre o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - Bacharelado
O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFG busca unir o conhecimento das engenharias ao das ciências ambientais, de modo a formar um profissional que atue em sintonia com a evolução e as necessidades da sociedade. Ao longo do curso, o aluno tem forte embasamento em ciências básicas (matemática, física, química e biologia) e nas disciplinas específicas, são abordados aspectos legais, sociais, econômicos e culturais que conferem um perfil holístico a sua formação. Esses aspectos permitirão desenvolver ações de diagnóstico e caracterização do meio ambiente, monitoramento e controle da qualidade ambiental, recuperação ambiental e ações visando preservar e melhorar o meio ambiente. Além disso, o aluno tem fundamentação sólida em disciplinas que proporcionam formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas de saneamento básico (água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos e líquidos) e de sistemas de recursos hídricos (bacias hidrográficas, obras hidráulicas e climatologia).
Dessa forma, o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária apresenta as seguintes características:
-
Articulação permanente com o campo de atuação do profissional;
-
Filosofia com base no conhecimento;
-
Abordagem pedagógica centrada no aluno;
-
Ênfase na síntese e na multidisciplinaridade;
-
Preocupação com a preservação do meio ambiente, sendo o Homem parte constituinte deste;
-
Integração social e política do profissional;
-
Articulação direta com a pesquisa e com a pós-graduação;
-
Forte vinculação entre teoria e prática;
-
Ênfase no processo de aprendizagem e não no simples acúmulo de conhecimento, conscientizando o aluno de que, em um mundo em que as mudanças se processam rapidamente, é necessário dominar o processo e não o fim.
Profissão
O desafio que se apresenta à Engenharia no Brasil é um cenário mundial que demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e exige profissionais altamente qualificados. Conceitos como interdisciplinaridade, reengenharia, qualidade total e planejamento sistemático são cada vez mais exigidos dos profissionais da Engenharia no sentido de se adaptarem aos novos paradigmas da sociedade. Não se adaptar a esse cenário procurando formar profissionais competentes e criativos representa uma defasagem no processo de desenvolvimento. Sendo assim, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado na UFG deverá estar apto a avaliar a dimensão (magnitude, duração, reversibilidade e natureza) das alterações ambientais causadas pelas atividades do Homem, sejam elas benéficas ou adversas, independentemente da área de influência. Pretende-se que esse profissional possua conhecimentos técnicos suficientes para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis, qualquer que seja a escala em que ocorram (local, regional, global), bem como seja capaz de gerar e desenvolver novas tecnologias e aplicar tecnologias consolidadas para o desenvolvimento econômico da sociedade.
A partir desses pressupostos, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista será, dentre os profissionais que atuam na área, aquele que deverá possuir formação acadêmica que permita sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural, na concepção, projeto e gerenciamento de obras de saneamento básico e de recursos hídricos.
Acesse o site da Unidade Acadêmica: Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG