Jornalismo - Goiânia

Sede do curso: Campus Samambaia

Entrada no curso: 50 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Jornalismo

O jornalismo é uma atividade intelectual e sua matéria prima é a informação. Para se tornar notícia jornalística, a informação deve atender aos critérios de veracidade, novidade, atualidade, relevância e interesse público. A partir da coleta e tratamento das informações são produzidos reportagens, documentários, entrevistas, debates, comentários, artigos e crônicas, que são veiculados em revistas e jornais impressos, rádio, televisão e internet.
O curso da UFG oferece formação teórica em comunicação social, jornalismo, linguagem, filosofia, sociologia, ética e cultura, além de conhecimentos técnicos de redação e edição jornalísticas, audiovisual e produção gráfica, priorizando o princípio ético, a responsabilidade social e o domínio teórico-técnico. Também durante o curso há o envolvimento com atividades de extensão e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
São mantidas atividades pedagógicas na Rádio Universitária e na TV UFG, integrando o estudante em ambientes de exercício da profissão. Também são produzidos o jornal laboratório “Samambaia” e o webjornal “Jovens Jornalistas”, além de exposições fotográficas, web TV e boletins informativos.
Intercâmbio com outras universidades do Brasil e do mundo também é oferecido aos estudantes, a partir dos programas de mobilidade estudantil disponíveis na UFG.  O curso conta com um quadro de professores qualificado, em sua maioria mestres e doutores, e um programa de pós-graduação, para quem deseja fazer especialização ou mestrado.

O egresso do curso de jornalismo da UFG é muito bem aceito no mercado de trabalho. Ao completar sua graduação, está apto a exercer a profissão em empresas de comunicação públicas e privadas, além de qualificar-se para atuar em assessoria de imprensa e de comunicação em empresas e organizações sociais.
Suas principais habilidades serão produzir e gerenciar conteúdos, seja nas funções de repórter, editor, chefe de redação, roteirista e produtor de textos de uma maneira geral. Tais habilidades advêm de uma competência técnica e intelectual, comprometida com os valores humanos e éticos.
O profissional também tem a possibilidade de empreender o próprio negócio, uma vez que enquanto estudante é incentivado a exercer sua autonomia e entrar em contato ou experienciar novas formas de comunicação e de jornalismo. Outro campo de atuação do estudante graduado pela UFG é a possibilidade de tornar-se professor ou pesquisador, caso queira direcionar seus estudos para a carreira acadêmica.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação da UFG