Artes Cênicas - Licenciatura - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 11:17.

Turno: vespertino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 30. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Artes Cênicas - Licenciatura

O objetivo do curso de Licenciatura em Artes Cênicas é a formação específica do professor de teatro, promovendo uma sólida formação no que diz respeito às disciplinas práticas da linguagem teatral, instrumentalizando o professor em atividades de pesquisa e reflexão da prática artística e pedagógica de teatro bem como nos fundamentos éticos, sociais e culturais de sua atuação profissional. A formação do professor de teatro perpassa pela sólida formação artística e estética pertinente à formação do artista de teatro, porém, contemplada a especificidade do ensino do teatro para crianças, jovens e adultos. Nesse sentido, o curso conta com uma carga horária prática intensa, prevendo disciplinas de corpo, voz, interpretação e encenação, além de noções básicas dos componentes visuais da cena (figurino, maquiagem, cenário, iluminação e formas animadas). São contempladas também disciplinas relativas à reflexão sobre o fazer teatral e a sua história, bem como aos conteúdos específicos do campo da arte-educação e da inserção da arte na escola.

Profissão

Compreendemos que o papel do professor de teatro constitui-se da responsabilidade social de formação de seus estudantes no que diz respeito ao teatro como forma de conhecimento específica com conteúdos e metodologias de ensino próprios. Sua inserção na rede de ensino contribui para o desenvolvimento dos estudantes em suas habilidades sensíveis e perceptivas de si e do mundo; corrobora para a ampliação da capacidade expressiva e comunicativa dos estudantes bem como para a compreensão da poética e da estética do teatro. Estes aspectos da formação das crianças e jovens constituem os fundamentos para o exercício de cidadania, na leitura e compreensão do mundo, da sociedade e da cultura, sobretudo, da apreciação crítica e criativa da produção dos bens simbólicos imateriais de nossa cultura. Ademais, a atual Lei de Diretrizes e Bases – LDB prevê a obrigatoriedade do ensino de arte como área de conhecimento. Acrescente-se ainda que as disciplinas de teatro na rede de ensino estimulam a formação de público.