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Prograd - Pró-Reitoria de Graduação
UFG - Universidade Federal de Goiás

Administração - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 11:10.


Turno: noturno. | Duração: oito semestres. | Vagas: 90. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Administração

O curso de administração tem por objetivo formar o Bacharel em Administração para o exercício da profissão, regulamentada pela Lei 4769 de 9 de setembro de 1965, e o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo desta ciência, possibilitando a atuação em organizações públicas, privadas, não governamentais e próprias. O intuito é a obtenção e o aprimoramento da capacidade analítica, crítica, ética e empreendedora, somando estas às habilidades técnicas, conceituais e humanas na qualificação para investigação, diagnóstico e intervenção do administrador no espaço institucional. O curso proporciona, aos futuros profissionais, conhecimento nas áreas de gestão de pessoas, administração da produção, materiais e logística, administração financeira, estratégia, planejamento e orçamento, administração de marketing, pesquisa de mercado, empreendedorismo, projetos e processos, comércio exterior, gestão ambiental e sustentabilidade e responsabilidade social. Além das disciplinas instrumentais e subjetivas de formação profissional e pessoal do administrador, também há disciplinas de formação básica em filosofia, psicologia, sociologia, matemática, estatística, direito, contabilidade, economia, tecnologia e metodologia cientifica. Para que este conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, aliado às áreas e disciplinas ofertadas sejam apreendidas pelos discentes, o curso oferece, além do ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de projetos, programas e ações.


Profissão

O administrador é um profissional qualificado cuja formação e prática compreende um conjunto de competências, composta por conhecimentos, habilidades e atitudes. Entre as competências, destaca-se o ter conhecimento sobre as diversas disciplinas que dão suporte a sua prática entre diferentes áreas. Conjugada às competências, o administrador precisa ter capacidades: técnicas, de aplicação de conhecimentos ou habilidades específicas; humanas, de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as; e conceituais,  de compreensão das informações e diagnóstico de situações complexas, demonstrando atitude de querer fazer. O administrador é um profissional que no seu cotidiano desempenha um conjunto de funções que compreendem: a análise do ambiente, a definição de estratégias e metas e a elaboração de planos de ações (planejamento); a coordenação do que deve ser feito, como deve ser feito e o responsável (organização); a orientação das pessoas com o objetivo de alcançar os objetivos (liderança); e o monitoramento do desempenho e correção de eventuais desvios (controle). Na sua atuação, o administrador precisa ter agilidade para adequar os conhecimentos adquiridos nas às exigências de suas práticas que podem ser exercidas em diferentes formatos como: gestor, consultor, especialista ou mesmo, conjugando vários em um só tempo. Em sua carreira profissional escolhe a atuação em instituições privada, pública ou terceiro setor ou, ainda, ser dono do seu próprio negócio.

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