Tutoriais - Projetos de Ensino sem monitoria: cadastro do projeto no SEI

1º passo: autue o processo de projeto de ensino

Passo 1.1. inicie o processo entrando no site https://sei.ufg.br/sei/ e clicando em “iniciar processo”. Escolha o processo tipo "projeto de ensino":

Tutorial Projetos de Ensino_autuando o processo_TELA 1
Tela 1

Tutorial Projetos de Ensino_autuando o processo_TELA 2Tela 2

  1.  
  2. Passo 1.2. preencha os campos do formulário conforme indicações especificadas abaixo, após o preenchimento clique em salvar [1]:

Especificação: Especificar o tema do Projeto de Ensino

Classificação por Assuntos: Não Alterar (automaticamente é preenchido o assunto 528.1)

Interessados: Nome da Unidade Acadêmica ou Unidade Acadêmica Especial ou Órgão que está cadastrando a solicitação

Observações desta unidade: Quando houver necessidade

Nível de Acesso: Selecionar “Público”

Tutorial Projetos de Ensino_autuando o processo_TELA 3Tela 3

Após essas ações o processo será autuado e será gerado um número para ele.

Tutorial Projetos de Ensino_autuando o processo_TELA 4

Tela 4

Atenção: anote o número do processo para controle.

 

2º passo: insira o formulário "projeto de ensino"

Passo 2.1. selecione o ícone inserir documento [1]:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o formulário_TELA 1

Tela 5

  1. Passo 2.2. na barra de pesquisa busque por "Projeto de Ensino (formulário)":
  2.  

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o formulário_TELA 2

Tela 6

  1.  
  2. Passo 2.3. preencha todos os campos do formulário gerado conforme instruções abaixo, após o preenchimento, clique em “Confirmar Dados” [1]:
  3.  

    Título: No máximo 240 caracteres.

    Unidade Acadêmica, Unidade Acadêmica Especial ou Órgão Suplementar: Unidade do coordenador responsável pelo projeto.

    Coordenador do Projeto: Nome completo e número do SIAPE.

    Colaboradores internos do Projeto (servidores): Nome completo e número do SIAPE.

    Colaboradores internos do Projeto (estudantes): Nome completo e matrícula.

    Colaboradores externos do Projeto: Nome completo, CPF e instituição de origem dos colaboradores (a falta de qualquer das informações, inviabiliza o cadastro do colaborador).

    Público Atendido: Perfil e previsão de quantidade de pessoas atendidas.

    Período de Realização: Data inicial e final da realização das atividades.

    Justificativa/Referencial Teórico: Explique a relevância do trabalho. Busque responder ao menos às seguintes perguntas: Qual(is) questão(ões) o projeto tenta resolver ou mitigar? Quais são as potencialidades da proposta? Que outros(as) autores(as) abordam o tema e tratam dos conceitos e metodologias utilizados?

    Objetivo Geral: Explique brevemente o que será feito, como pretende dar resposta à questão apresentada.

    Objetivos Específicos: Explique as etapas a serem cumpridas para o alcance do objetivo geral.

    Metodologia Fundamentada: Descreva os procedimentos que serão utilizados para o cumprimento dos objetivos.

    Resultados esperados: Apresente o que o projeto pretende alcançar após sua aplicação. Neste item pode responder às seguintes perguntas: como o meu projeto alterará a questão apresentada? Apresentarei algum produto?

    Cronograma: Sintetize as principais atividades a ser desenvolvidas no projeto.

    Referências: Apresente os trabalhos mencionados diretamente no projeto ou aqueles que embasam o conteúdo apresentado.

 

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o formulário_TELA 3

Tela 7

Passo 2.5. clique sobre o documento "projeto de ensino" [1] e assine-o [2]:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o formulário_TELA 4

Tela 8

 

3º passo: insira a certidão de ata do conselho diretor ou da câmara regional

Passo 3.1. clique sobre o número do processo [1] e então anexe a Certidão de Ata clicando em “Inserir documento” [2]:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo a certidão de ata_TELA 1

Tela 9

Passo 3.2. a certidão poderá ser inserida buscando o documento tipo "certidão de ata" ou poderá ser inserida como documento tipo "Externo" [1]:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo a certidão de ata_TELA 2

Tela 10

Passo 3.3. caso insira-o como documento Externo: colete a assinatura no documento físico, digitalize-o e insira-o no sistema como documento original. Atente para o preenchimento correto dos campos [TELA 11]. Após preenchidos clique em "confirmar dados".

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo a certidão de ata_TELA 3

Tela 11

Tipo de documento: certidão de ata;

Data do documento: inserir a data do documento;

Formato: digitalizado nesta unidade;

Tipo de conferência: documento original;

Nível de acesso: público;

Escolher arquivo: buscar o arquivo na máquina e fazer upload;

 

Após inserido o arquivo, autentique-o clicando sobre o documento [1] e em seguida sobre o ícone "autenticar documento" [2] [TELA 12].

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo a certidão de ata_TELA 4

Tela 12

 

4º passo: insira despacho de comunicação com a PROGRAD

Passo 4.1. clique sobre o número do processo [1], em "Inserir documento" [2] [TELA 13] , em seguida, na barra de pesquisa digite "Despacho" [TELA 14].

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 1

Tela 13Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 2

Tela 14

Passo 4.2. preencha os campos do formulário conforme indicações especificadas abaixo:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 3

Tela 15

Descrição: Digite o título do Projeto de Ensino

Classificação por Assuntos: escolher o assunto 528.1

Observações desta unidade: Digite o texto conforme conveniência e necessidade

Nível de Acesso: Selecione "público" caso não preveja o fornecimento de informações confidenciais e "restrito" caso preveja informar algum dado sensível.

 

Observação: Caso uma janela não abra para a escrita do texto tão logo clique em "confirmar dados", basta selecionar o documento na lista de documentos à esquerda [1] e então clicar em "editar conteúdo" [2]:

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 4

Tela 16

Passo 4.3. preencha o texto do despacho, salve as edições [1] e assine o documento [2]:

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Tela 17

Observação: Caso feche a janela sem assinar o documento, basta selecioná-lo [1] e clicar no ícone [2] para assinar.

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Tela 18

 

5º passo: enviar o processo à PROGRAD

Passo 5.1. Inseridos todos os documentos dos passos anteriores, selecione o número do processo [1], clique em "enviar o processo" [2] [TELA 19] e encaminhe o processo à PROGRAD [TELA 20].

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 7

Tela 19

Tutorial Projetos de Ensino_inserindo o despacho para a PROGRAD_TELA 8

Tela 20

 

Observação 1: Após o envio do processo não deixe de acompanhar seu andamento pois todas as comunicações realizadas entre a PROGRAD e a equipe do projeto se dará via processo.

Observação 2: Em caso de alterações no projeto como: mudança de coordenação, encerramento antes do prazo ou prorrogação, favor avisar a PROGRAD através do processo.

Observação 3: Alertamos que solicitações de prorrogação deverão ser apreciadas pelo Conselho Diretor da Unidade. A ata com seu parecer deverá ser anexada ao processo para que a equipe da PROGRAD possa fazer a atualização no Sistema Acadêmico.

 

EM CASO DE DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO:

Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (DADD)
E-mail: dadd.prograd@ufg.br
Telefone: (62) 3521-1795 / 1798