O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), em sua 11ª edição, contempla projetos que se proponham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. 

Por meio do Edital nº 11/2023, de 16 de setembro de 2023, do Ministério da Saúde, que visou selecionar projetos para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde–Equidade 2024/2026, a UFG foi contemplada com o projeto PET Saúde Equidade UFG, SMS Goiânia e SES, que hoje conta com 5 Grupos de Trabalho sob a Coordenação da Enfermeira Msc. Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva, da Gerência de Planejamento e Projetos SMS Goiânia.

GAT 1: Promover ações de valorização e educação permanente em saúde para trabalhadoras(es) do SUS atuais e futuras atravessadas pelos marcadores de diferença (gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências), que potencializam as desigualdades, junto aos dispositivos e áreas da gestão do SUS em nível estadual, utilizando as estruturas da Escola Estadual de Saúde Pública, buscando atingir as regionais de saúde e por conseguinte os municípios do Estado.

Coordenadora: Profa. Dra. Bárbara Souza Rocha – FEN/UFG

 

GAT 2: Promover ações e atividades com práticas de aprendizagens colaborativas e interprofissionais,  para trabalhadoras(es) do SUS atuais e futuras no município de Goiânia que abarque as questões de letramento em diversidade, equidade e inclusão nos pontos de gestão e atenção do SUS, utilizando as estruturas da Escola Municipal de Saúde Pública.

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Ramos Parreira – FEFD/UFG

 

GAT 3:  Fortalecer os processos de educação permanente das trabalhadoras do SUS nos pontos de gestão e atenção à saúde com vistas ao enfrentamento das iniquidades, promoção de saúde mental e cultura da paz, principalmente nas situações de violências relacionadas ao trabalho na saúde e outras violências interpessoais e autoprovocadas.

Coordenadora: Profa. Dra. Lídia Moraes Ribeiro Jordão – FO/UFG

 

GAT 4: Promover e fortalecer o conhecimento, as habilidades e as práticas de enfrentamento das iniquidades, promoção de saúde mental nos processos educativos em saúde, desenvolvidos junto aos futuros trabalhadoras(es) do SUS, docentes e demais servidores da comunidade acadêmica, principalmente nas situações de violências interpessoais e autoprovocadas.

Coordenadora: Profa. Dra. Naraiana de Oliveira Tavares – FE/UFG

 

GAT 5: Contribuir para a educação permanente das trabalhadoras e trabalhadores do SUS e para a formação de estudantes, com ênfase na integração ensino-serviço-comunidade, oportunizando práticas de ensino-aprendizagem voltadas para a construção coletiva de estratégias efetivas para o acolhimento, difusão de informação e interação de mulheres, homens trans e outras pessoas com útero nos processos de maternagem.

Coordenadora: Profa. Dra. Thaís Rocha Assis – IPTSP/UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.