PROAG - Programa de Apoio à Graduação

O que é o Proag UFG?

O Programa de Apoio à Graduação (PROAG) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado, em caráter experimental, pela Portaria n° 1725/2025 e é destinado a apoiar as coordenações de curso de graduação da UFG, visando aperfeiçoar os seus processos de comunicação, gestão e rotinas administrativas.

Coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE) da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) o Proag UFG é avaliado por meio de relatórios consubstanciados das ações e atividades realizadas pelas coordenações de curso, seminários e encontros de avaliação.

Como funciona o Proag UFG?

O Proag UFG visa oferecer apoio às coordenações de curso, com a disponibilização de recursos no valor de mil reais por mês, por doze meses, mediante a apresentação, pelas coordenações de curso, de um Plano de Trabalho, com o objetivo de atender necessidades específicas dos cursos de graduação. Ao todo, o projeto representa o investimento de cerca de 1,5 milhão de reais. Dos 115 cursos de graduação da UFG, 107 já aderiram ao programa. O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) também participa do programa.

Com esse valor, é possível que os coordenadores de curso possam aperfeiçoar os seus processos de comunicação, gestão e rotinas administrativas.

Principais eixos alcançados pelo Proag UFG.

A Portaria n° 1725/2025 institui que os Planos de Trabalhos, submetidos pelas coordenações de curso, deverão ser elaborados por meio do formulário próprio, descrevendo as ações e as atividades a serem realizadas durante a vigência do ciclo do Programa, as quais deverão estar alinhadas com os seguintes eixos/atividades:

  1. Melhoria dos diagnósticos e análise das informações e dados referentes aos cursos de graduação, visando a permanência e o êxito estudantil;
  2. Melhoria dos processos e rotinas administrativas das coordenações de cursos de graduação;
  3. Melhoria dos processos de comunicação das coordenações de cursos com os(as) estudantes, tais como organização de seminários, fóruns de avaliação, atividades de acolhida aos(às) estudantes, comunicações virtuais, dentre outros;
  4. Pagamento de bolsistas para apoio às coordenações de cursos de graduação.

Vigência do Proag UFG.

Lançado em março e iniciado em junho de 2025, o primeiro ciclo do programa tem caráter experimental, com vigência de 12 meses e se estende até junho de 2026. A expectativa é que, ao final do primeiro ciclo e após a avaliação dos resultados obtidos, em consonância com as diretrizes e objetivos do programa, o Proag seja aperfeiçoado e continuado, deixando de ser um piloto e se integrando à estrutura de funcionamento da Universidade.