Programa de Mobilidade entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás - PMIPES
Sobre o PMIPES
O Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica é resultado de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO) com o objetivo de propiciar aos estudantes de graduação da UFG, IF Goiano, IF Goiás, e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares de seu curso em instituição diferente da sua por um período de dois semestres letivos, prorrogável por mais um semestre. No entanto, caso a solicitação inicial seja para cursar apenas um semestre e, havendo pedido de prorrogação, será permitido apenas mais um semestre em mobilidade. Nesse caso, a participação será de no máximo dois semestres.
As solicitações para o ingresso no PMIPES devem ser submetidas entre os meses de maio e outubro. Para participar do Programa, o estudante deve haver concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem, permitido o máximo de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Quem é você?
Sou discente da UFG
1º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do Acordo de Cooperação, e verifique se atende aos requisitos.
2º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do fluxo PMIPES para estudante UFG.
3º Passo - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
- Modelo de Plano de Estudo para preenchimento eletrônico. (Mesmo formulário para solicitar prorrogação).
4º Passo - Criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutorial abaixo:
5º Passo - A Coordenação de curso, conforme determinações internas, junto ao estudante, realizam o Peticionamento Eletrônico no SEI. Os itens do formulário devem ser preenchidos após a apresentação dos documentos pelo estudante. Devem ser anexados os seguintes documentos:
- Histórico Acadêmico, obtido por meio do SIGAA.
- Documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor)
- Certidão de Ata do Conselho Diretor.
- Atendidos os critérios do Acordo de Cooperação, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.
- Sugerimos a leitura e pesquisa de informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES para onde pretende a Mobilidade, para evitar atrazos e invibilizar a execução da mobilidade.
Sou discente de outra IES
1º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do Acordo de Cooperação, e verifique se atende aos requisitos.
2º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do fluxo PMIPES para estudante de outra IES.
3º Passo - O estudante deve procurar o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos e outras informações.
4º Passo - Enviar os seguintes documentos, em PDF, para o e-mail mobilidade.prograd@ufg.br:
- Os PDFs devem ser arquivos separados.
- Os nomes de arquivo não devem conter acentos e nem caracteres especiais.
-
Ofício da IES de origem solicitando Mobilidade para o estudante, contendo:
- Identificação (com nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem)
- Destinatário (Coordenação de Mobilidade na UFG)
- O pedido para que o estudante possa realizar a mobilidade.
- Menção ao Acordo de Cooperação (PMIPES).
- O curso do estudante e o curso para o qual pretende a mobilidade na UFG (algumas vezes pode haver cursos semelhantes ou com algumas distinções nos nomes, é preciso deixar claro)
- Identifcação (nome e curso do estudante)
- Compromisso de que o estudante atende aos requisitos para a mobilidade conforme Acordo de Cooperação.
Recomendações: Evitar dados pessoais, além do nome do estudante, pois o ofício é público.
Nome do arquivo: Oficio_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Oficio_Joao.pdf -
Formulário de Solicitação de Mobilidade / Prorrogação
Nome do arquivo: Solicitacao_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Solicitacao_Joao.pdf
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Histórico Acadêmico
Nome do arquivo: Historico_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Historico_Joao.pdf
-
Documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor, com comprovante de regularidade)
Nome do arquivo: Documentos_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Documentos_Joao.pdf
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Ficha de Cadastro para o Sistema Acadêmico.
- Formulário de Cadastro para Sistema Acadêmico (preencha com o mesmo e-mail informado no formulário de solicitação).
Após o envio do formulário, imprima em PDF as respostas que receberá em seu e-mail.
Nome do arquivo: Cadastro_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Cadastro_Joao.pdf
- Formulário de Cadastro para Sistema Acadêmico (preencha com o mesmo e-mail informado no formulário de solicitação).
-
Outros Documentos
- Eventual carta de apresentação (que pode ser suprida pelo ofício, caso o curso não a elabore para o estudante).
Nome do arquivo: Carta_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Carta_Joao.pdf. Se houver mais de uma carta: Carta2_Joao.pdf.- Algum outro documento que deseje enviar.
Nome do arquivo: Outro_documento_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Outro_documento_Joao.pdf
- Todo o contato sobre a mobilidade é feito pela Coordenação de Mobilidade da IES de origem com a Coordenação de Mobilidade da UFG.
- Após análise na UFG, enviaremos resposta à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para colher ciência do estudante.
Heloísio Caetano Mendes
Coordenador de Mobilidade Acadêmica
DAPE - PROGRAD - UFG
mobilidade.prograd@ufg.br