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Programa de Mobilidade entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás - PMIPES

Sobre o PMIPES

O Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica é resultado de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO) com o objetivo de propiciar aos estudantes de graduação da UFG, IF Goiano, IF Goiás, e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares de seu curso em instituição diferente da sua por um período de dois semestres letivos, prorrogável por mais um semestre. No entanto, caso a solicitação inicial seja para cursar apenas um semestre e, havendo pedido de prorrogação, será permitido apenas mais um semestre em mobilidade. Nesse caso, a participação será de no máximo dois semestres.

As solicitações para o ingresso no PMIPES devem ser submetidas entre os meses de maio e outubro. Para participar do Programa, o estudante deve haver concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem, permitido o máximo de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

 

 

Sou discente da UFG

1º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do Acordo de Cooperação, e verifique se atende aos requisitos.

2º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do fluxo PMIPES para estudante UFG.

3º Passo - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

4º Passo - Criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme tutorial abaixo:

5º Passo - A Coordenação de curso, conforme determinações internas, junto ao estudante, realizam o Peticionamento Eletrônico no SEI. Os itens do formulário devem ser preenchidos após a apresentação dos documentos pelo estudante. Devem ser anexados os seguintes documentos:

  • Histórico Acadêmico, obtido por meio do SIGAA.
  • Documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor)
  • Certidão de Ata do Conselho Diretor.
Atenção
  • Atendidos os critérios do Acordo de Cooperação, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.
  • Sugerimos a leitura e pesquisa de informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES para onde pretende a Mobilidade, para evitar atrazos e invibilizar a execução da mobilidade.

 

Sou discente de outra IES

1º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do Acordo de Cooperação, e verifique se atende aos requisitos.

2º Passo - Clique aqui para realizar a leitura do fluxo PMIPES para estudante de outra IES.

3º Passo - O estudante deve procurar o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos e outras informações.

4º Passo - Enviar os seguintes documentos, em PDF, para o e-mail mobilidade.prograd@ufg.br:

Observações
  • Os PDFs devem ser arquivos separados.
  • Os nomes de arquivo não devem conter acentos e nem caracteres especiais.
  • Ofício da IES de origem solicitando Mobilidade para o estudante, contendo:

    1. Identificação (com nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem)
    2. Destinatário (Coordenação de Mobilidade na UFG)
    3. O pedido para que o estudante possa realizar a mobilidade.
    4. Menção ao Acordo de Cooperação (PMIPES).
    5. O curso do estudante e o curso para o qual pretende a mobilidade na UFG (algumas vezes pode haver cursos semelhantes ou com algumas distinções nos nomes, é preciso deixar claro)
    6. Identifcação (nome e curso do estudante)
    7. Compromisso de que o estudante atende aos requisitos para a mobilidade conforme Acordo de Cooperação.


    Recomendações: Evitar dados pessoais, além do nome do estudante, pois o ofício é público.
    Nome do arquivo: Oficio_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Oficio_Joao.pdf

  • Formulário de Solicitação de Mobilidade / Prorrogação

    Nome do arquivo: Solicitacao_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Solicitacao_Joao.pdf

  • Histórico Acadêmico

    Nome do arquivo: Historico_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Historico_Joao.pdf

  • Documentos pessoais (Carteira de Identidade - RG, CPF e Título de Eleitor, com comprovante de regularidade)

    Nome do arquivo: Documentos_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Documentos_Joao.pdf

  • Ficha de Cadastro para o Sistema Acadêmico.

    Nome do arquivo: Cadastro_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Cadastro_Joao.pdf

  • Outros Documentos

    - Eventual carta de apresentação (que pode ser suprida pelo ofício, caso o curso não a elabore para o estudante).
    Nome do arquivo: Carta_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Carta_Joao.pdf. Se houver mais de uma carta: Carta2_Joao.pdf.

    - Algum outro documento que deseje enviar.
    Nome do arquivo: Outro_documento_<<Primeiro nome>>. Exemplo: Outro_documento_Joao.pdf

Atenção
  • Todo o contato sobre a mobilidade é feito pela Coordenação de Mobilidade da IES de origem com a Coordenação de Mobilidade da UFG.
  • Após análise na UFG, enviaremos resposta à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para colher ciência do estudante.

 

Heloísio Caetano Mendes
Coordenador de Mobilidade Acadêmica
DAPE - PROGRAD - UFG
mobilidade.prograd@ufg.br

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