Química - Bacharelado - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 13:42.

Turno: integral. | Duração: oito semestres. | Vagas: 23. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º e 2º semestres.

Sobre o curso de Química - Bacharelado

O curso de Bacharelado em Química tem o papel de conferir ao estudante de nível superior em química as ferramentas para que ele seja capaz de atuar nas diversas áreas em que haja a intervenção de um profissional da Química, de maneira assertiva, criativa e ética.
A estratégia adotada pelo curso é a da formação pela pesquisa científica e suas interfaces com a sociedade, de modo que o químico formado na UFG saiba executar de forma crítica e inovadora, as atividades profissionais que são de sua responsabilidade, resolver problemas qualquer que seja a sua área de atuação e que reconheça seu papel na sociedade.
O currículo do curso é constituído de disciplinas básicas para a formação generalista e de disciplinas específicas, que conferem ao estudante as habilidades do profissional da química. Ainda há as disciplinas de caráter optativo, que visam diversificar as competências dos profissionais, levando em conta sua individualidade e sua vocação. Nestas disciplinas optativas, o aluno deve optar pelo tema em que deseja se aprofundar e cursas as disciplinas que mais instigam seu interesse.
As disciplinas que compõem o curso trabalham tópicos atuais e diversificados e as formas como são ministradas exploram as competências da prática química, com emprego de instrumentos diversos e metodologias laboratoriais atuais e as competências teóricas, com conteúdos das diversas áreas das ciências exatas e da terra, sociais e econômicas.

Profissão

O bacharel em Química pode atuar em indústrias diversas como a química, farmacêutica, farmoquímica,  cosmética, alimentícia, de bebidas, tintas, automobilística, entre outras, nas áreas técnica e  gestora dessas empresas, mas também encontra atividade em centros de pesquisas, como cientista, gestor ou pesquisador e em Universidades, como técnico especializado ou professor. O bacharel em química também pode atuar de forma autônoma, uma vez que, não raramente, os químicos, por sua formação criativa e seu conhecimento das mudanças que podem ser causadas à matéria, desenvolvem ideias novas, quer sejam produtos, processos ou formas e sistemas de gestão e atuam em consultorias.
Espera-se, ainda, que o profissional formado no curso de bacharel em química da UFG seja capaz de atuar em equipe na solução de problemas, na inovação científica e tecnológica, na transferência de tecnologias, seja no trabalho de investigação científica, na produção ou controle de qualidade, seja no trabalho em pesquisa e ensino.