Nutrição - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Colemar Natal e Silva

Entrada no curso: 36 vagas no 1° semestre e 36 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Nutrição

O Curso de graduação em Nutrição, situado na área de Ciências da Saúde, tem como objetivo formar o nutricionista. Este profissional deverá estar apto, ao final do curso, a atuar em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, a manutenção, a recuperação da saúde e na prevenção de doenças em indivíduos e em grupos populacionais. O curso ocorre no período matutino e vespertino, com carga horária de 4.364 horas, distribuídas em dez semestres. O currículo do curso é constituído por disciplinas que compõe quatro categorias: (1) Núcleo Comum, disciplinas com conteúdos comuns para a formação de todos os profissionais da área de saúde; (2) Núcleo Específico, disciplinas específicas à formação do profissional; (3) Núcleo Livre, disciplinas que possibilitam ampliar a formação acadêmica com conteúdos diversos; e (4) Atividades Complementares, que envolvem a participação, sem vínculo empregatício, em pesquisas, conferências, seminários, palestras, congressos, debates e outras atividades científicas, artísticas e culturais e atividades na comunidade. O curso de nutrição da UFG promove participação ativa do estudante nas atividades teóricas e práticas. Essas atividades ocorrem na rede do sistema público de saúde, escolas, ambulatórios, domicílios, restaurantes, lanchonetes, cantinas, hospitais, dentre outros. Outro aspecto importante é que o curso incentiva o estudante a participar dos programas de intercâmbio internacional.

O nutricionista apresenta como habilidades e competências gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e busca de educação permanente.
Como exemplo de algumas habilidades e competências específicas a este profissional pode-se citar:
• conhecer a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano;
• contribuir com a promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e grupos;
• atuar na formulação e execução de políticas e programas de educação nutricional, de vigilância nutricional, alimentar e sanitária em âmbito local, regional e nacional;
• planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
• planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição;
As competências e as habilidades adquiridas na graduação do nutricionista conferem-lhe capacidade para atuar em diversas áreas, em um mercado de trabalho amplo e em expansão, assim divididas:
GRANDES ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Nutrição Clínica: hospitais, clínicas, consultórios, atendimentos domiciliares, dentre outros;
- Saúde Pública: gestão pública, unidades básicas de saúde, escolas, dentre outros;
- Alimentação Coletiva: restaurantes comerciais, refeitórios de indústrias, cantinas das escolas, refeições em hospitais, dentre outros;
*OUTRAS ÁREAS: Indústria de Alimentos; Esportes; Marketing; Ensino em Nutrição.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Nutrição da UFG