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Letras: Francês - Licenciatura - Goiânia

Atualizado em 04/09/15 11:34.


Turno: matutino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 10. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Letras: Francês - Licenciatura

O curso de Letras: Francês da UFG forma docentes para o ensino de língua francesa nas séries finais do ensino fundamental, bem como no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante. O licenciado deste curso poderá atuar, também, no desenvolvimento de pesquisas no campo da Linguística, da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários, bem como exercer funções que tenham como foco principal a linguagem em uso, especificamente no que diz respeito à língua francesa.
O curso de Letras: Francês é composto por disciplinas teóricas que dão suporte necessário nas áreas de estudos linguísticos e de estudos literários (disciplinas do Núcleo Comum), bem como por disciplinas específicas para a formação do docente de língua francesa (disciplinas do Núcleo Específico Obrigatório), compreendendo as disciplinas de língua francesa, literaturas francófonas e de estágio curricular obrigatório. A integração dessas disciplinas garante uma formação profissional consistente do licenciado por meio do acesso a conhecimentos teóricos e pedagógicos.
Prevê-se, na Faculdade de Letras da UFG, sobretudo, a formação de um profissional crítico, reflexivo e investigativo, que esteja preparado para exercer uma prática cotidiana de formação continuada, considerando o eixo temático do curso: a linguagem.


Profissão

Pensando um processo de aprendizagem que prepare o formando para a sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, esta proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras: Francês:
•    domínio do uso da língua francesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•    domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, lexical e semântico da língua francesa;
•    capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
•    domínio crítico de um repertório representativo de uma dada literatura;
•    visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;
•    preparação profissional atualizada, incluindo a utilização dos recursos da informática, que permita o exercício criativo do processo de construção do conhecimento;
•    percepção de diferentes contextos socioculturais;
•    domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem de língua francesa;
•    domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição didática dos conhecimentos para o contexto educacional.

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