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Prograd - Pró-Reitoria de Graduação
UFG - Universidade Federal de Goiás

Letras: Linguística - Goiânia

Atualizado em 04/09/15 10:36.


Turno: vespertino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 10. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Letras: Linguística - Bacharelado

O curso de Letras: Linguística forma profissionais voltados ao estudo teórico e aplicado da linguagem em geral e das línguas em particular. O curso se concentra em disciplinas gerais da Linguística, orientando-se a domínios de teoria e análise linguística, análise de texto e discurso, bem como se desdobrando a domínios de aplicação.
O curso de Letras: Linguística é composto por disciplinas teóricas que dão suporte necessário à área de Letras (disciplinas do Núcleo Comum), bem como por disciplinas específicas para a formação do linguista (disciplinas do Núcleo Específico Obrigatório), compreendendo o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que resultará em uma monografia a ser apresentada no final do curso. A integralização dessas disciplinas garante uma formação profissional consistente do bacharel em Linguística por meio do acesso a conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos.
Prevê-se, na Faculdade de Letras da UFG, sobretudo, a formação de um profissional crítico, reflexivo e investigativo, que esteja preparado para exercer uma prática cotidiana de formação continuada, considerando o eixo temático do curso: a linguagem humana.


Profissão

Pensando um processo de aprendizagem que prepare o formando para a sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, e baseando-se no que dispõem as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras, esta proposta relaciona as seguintes competências e habilidades esperadas de um Bacharel em Linguística:
•    domínio teórico e crítico de modelos variados de análise de componentes fonológico, morfossintático, lexical e semântico das línguas;
•    capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno amplo e interdisciplinar (psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico);
•    domínio básico de estudos atualizados sobre variados contextos sociolinguísticos e interacionais;
•    conhecimento da estrutura e funcionamento de uma língua, nas perspectivas sincrônica e diacrônica;
•    visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas;
•    preparação profissional atualizada, incluindo a utilização dos recursos da informática, que permita o exercício criativo do processo de construção do conhecimento;
•    percepção de diferentes contextos interculturais.

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