Weby shortcut

Gestão da Informação - Bacharelado - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 13:09.


Turno: matutino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 40. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre


Sobre o curso de Gestão da Informação

O Curso de Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Goiás-UFG, visa formar profissionais aptos em planejar fluxos informacionais, organizar estruturas de serviços e produtos de informação em diferentes setores organizacionais, coordenar atividades de geração, organização, tratamento e disseminação de produtos e serviços de informação. Liderar e motivar recursos humanos em atividades informacionais e controlar/avaliar a execução de atividades de informação em diferentes contextos organizacionais. Assim o egresso do Curso de Gestão da Informação da UFG está preparado para atuar em diferentes contextos organizacionais, no sentido de identificar o comportamento informacional (geração, organização, acesso e uso de informação), planejar, coordenar, avaliar e implementar melhorias na dinâmica informacional das organizações, visando, com isso, a geração de soluções baseadas em tecnologias de informação e comunicação (TICs) em diferentes contextos, bem como auxiliar nos processos de tomada de decisões estratégicas.


Profissão

A partir desta visão, tem-se que, o Gestor da Informação poderá atuar no mercado de trabalho como: Analista de Negócios; Consultor de Empresas para Gestão da Informação; Analista de Informações; Analista de Mercados; Gestor de Mídias Sociais; Gerente de Conteúdos; Analista de Redes Sociais; Analista de Inteligencia Competitiva.
        No âmbito de qualquer destas atuações profissionais, o Gestor da Informação deve estar preparado para:
•    Diagnosticar e emitir pareceres relativos à dinâmica informacional nas organizações;
•    Avaliar custos e selecionar tecnologias de informação e comunicação (TICs), alinhadas a uma dinâmica informacional eficiente e pertinentes às estratégias e realidades da organização;
•    Ter visão integrada e estratégica da dinâmica organizacional;
        Apoiar outras áreas do conhecimento, por meio da participação em equipes multidisciplinares;
•    Planejar, desenvolver e prover serviços de informação, de forma a atender demandas diferenciadas;
•    Identificar e avaliar demandas e comportamentos informacionais em diferentes contextos,
•    Participar do processo de concepção, desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação;
•    Ter visão humanística critica e consciente da sua atuação profissional;
•    Ter postura ética e responsabilidade social.

Listar Todas Voltar