Geografia - Bacharelado - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 30 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Geografia

O curso de Bacharelado em Geografia tem a duração mínima de 4 anos (8 semestres) e máxima de 8 anos (16 semestres). O atual quadro de docentes do curso é amplamente qualificado, sendo formado por 48 professores doutores de diferentes áreas do conhecimento geográfico e que colaboram na formação do Bacharel em Geografia. O curso de bacharelado em Geografia é centrado na formação de profissionais para trabalhar com planejamento urbano, regional e ambiental. O curso possui uma matriz curricular diversificada com disciplinas estruturantes do conteúdo geográfico, profissionalizantes com aulas práticas, estágios obrigatórios que garantem uma vivência formativa em ambientes onde os futuros geógrafos exercerão suas atividades profissionais. Parte das aulas é ministrada nos laboratórios didáticos e em trabalhos de campo realizados em várias disciplinas do curso, pois o maior laboratório de um Geógrafo é o campo, ou seja, o espaço produzido e transformado pela sociedade. Nos trabalhos de campo os estudantes observam na realidade as teorias e conhecimentos estudados em sala de aula. Durante o curso os estudantes poderão participar de grupos de pesquisa, núcleos de estudos, atividades em laboratórios de pesquisa existentes no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), além de atividades promovidas (eventos, mini-cursos) pelo curso graduação ou pelo curso de pós-graduação em Geografia (nível de mestrado e doutorado). Essas atividades contribuirão para uma formação profissional mais ampla e qualificada com: competências teóricas e práticas, iniciativa, criatividade, flexibilidade intelectual, atuação pluralista e interdisciplinar pautada na ética profissional.

Pretende-se que o Bacharel em Geografia graduado na UFG torne-se um profissional apto a atuar no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da Geografia Física e Geografia Humana. Além disso, possa coordenar ou participar dos trabalhos de: delimitação de fronteiras e territórios; organização espacial e planejamento urbano, rural e ambiental; análise de condições hidrológicas e fluviais; caracterização biogeográfica, ecológica e cultural da paisagem; avaliação e estudos de impacto ambiental; mapeamento e gerenciamento de informações geográficas; estudos e pesquisas em climatologia geográfica, em especial sobre clima urbano; análise e mapeamento de unidades geomorfológicas e morfopedológicas; análise de dados e produção de informações com base em recursos geotecnológicos, conforme a legislação que disciplina a profissão de Geógrafo (LEI Nº 6.664, DE 26 JUN 1979).

O Bacharel em Geografia poderá trabalhar em:

• órgãos públicos nas áreas de planejamento ambiental, tais como: Secretarias Municipais ou Estaduais de Meio Ambiente, IBAMA, ANA (Agência Nacional de Águas).

• órgãos públicos que trabalham com planejamento urbano e regional, como: Secretarias municipais e estaduais de planejamento urbano e regional, de transportes, desenvolvimento, Ministério das Cidades, IBGE, INCRA, IPEA;

• empresas privadas de consultoria ambiental e/ou de execução de projetos de planejamento, zoneamento.

Se desejar o Geógrafo poderá ser um empreendedor e abrir sua própria empresa para realizar consultoria, elaborar projetos de intervenção no campo ou nas cidades, estudos de impactos ambientais e para zoneamentos econômicos e ambientais, ou ainda, mapeamentos com uso de geotecnologias.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais da UFG