Física - Bacharelado - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 25 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Física

A Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais fundamentais, buscando entender as leis que regem o universo, desde as partículas fundamentais até as galáxias, passando pelo comportamento da matéria em seus diversos estados.
O curso de Bacharelado em Física tem por objetivo formar profissionais para atuar em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em centros de pesquisa, universidades e na indústria, bem como no magistério em nível superior.
O curso visa também preparar o egresso para o engajamento em cursos de Pós-Graduação em Física e áreas afins, para a continuação e o aprofundamento de sua formação de cientista e pesquisador, de modo que possa atuar profissionalmente de forma mais independente, madura e efetiva. De fato, a Pós-Graduação acaba sendo a escolha da maioria dos estudantes que concluem o curso.
O curso oferece uma base sólida de conhecimentos e procura passar aos estudantes uma forma científica de pensar e abordar os temas relevantes na sociedade e na vida profissional, sempre com uma postura crítica, inquiridora, participativa e construtiva.
Essa formação é propiciada por um corpo docente altamente qualificado, com 100% de professores doutores, uma ótima estrutura física de laboratórios e um ambiente científico estimulante. A participação em programas de bolsas de Iniciação Científica ou de Desenvolvimento Tecnológico durante a graduação é bastante encorajada, uma vez que o curso visa formar cientistas.

O leque de atuação do bom profissional Físico é razoavelmente amplo e aumenta cada vez mais. Isso se deve ao fato de que a Física hoje se comunica com diversas outras áreas do conhecimento. Também se deve ao fato de que a principal característica do Bacharel em Física é sua capacidade de analisar e resolver problemas. Essa característica tem sido cada vez mais valorizada no mercado de modo que Físicos podem trabalhar em:

- Universidades (como professor ou como técnico);
- Centros de pesquisa em empresas (Petrobrás, Embraer, Embrapa, etc.);
- Laboratórios nacionais (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Inmetro, etc.);
- Indústria farmacêutica, de materiais, etc.;
- Empresas de consultoria, bancos e mercado financeiro;
- Perícia e criminalística em órgãos de segurança pública;
- Empresas de tecnologia criadas por cientistas com viés empreendedor.

Portanto, a atuação do Físico é abrangente e depende, em grande parte, dos interesses e da iniciativa de cada aluno em direcionar sua carreira para atuar em uma ou outra área. A maioria dos formandos, entretanto, segue naturalmente o caminho da pós-graduação para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Dessa forma o estudante melhora sua qualificação para atuar em qualquer uma das áreas citadas acima.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Física da UFG