Weby shortcut

Engenharia Mecânica - Bacharelado - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 13:01.


Turno: integral. | Duração: dez semestres. | Vagas: 40. | Câmpus: Colemar Natal e Silva. | Ingresso: 1º semestre

Sobre o curso de Engenharia Mecânica

O curso graduação em Engenharia Mecânica da UFG visa formar profissionais de destaque, aptos para inserção no mercado de trabalho e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira. Para isso, durante o ciclo básico, fornece a seus estudantes um sólido embasamento em matemática, física e informática. E, nas disciplinas do ciclo profissional e tecnológico, engloba os conhecimentos de todas as grandes áreas da Engenharia Mecânica, as quais são materiais, processos de fabricação, projetos de sistemas mecânicos, sistemas térmicos e transferência de energia.

O Engenheiro Mecânico formado na UFG está apto para projetar, instalar e preparar planos de manutenção de máquinas, equipamentos e processos industriais. Além disso, durante o curso aprende-se a desenvolver e dimensionar turbinas, bombas hidráulicas, sistemas de distribuição de vapor, de refrigeração, de ar condicionado, de motores, estruturas metálicas, sistemas de automação mecânica, pneumática e hidráulica. Quanto à fabricação de máquinas e equipamentos, o estudante estará habilitado para definir os processos mais adequados, escolhendo materiais e métodos mais apropriados e com custos mais viáveis para garantir a produção e qualidade dos produtos.

Profissão

O Engenheiro Mecânico faz uso dos conhecimentos de fenômenos físicos, tais como, transferência de energia, mecânica dos fluidos, fenômenos vibratórios e acústicos, comportamento estático e dinâmico de estruturas para projetar e construir máquinas e equipamentos a fim de propiciar o bem estar da sociedade. Sempre levando em conta qualidade, custo, segurança, ética e aspectos técnicos e socioambientais.

O mercado de atuação do Engenheiro Mecânico é amplo, sendo que no setor industrial o profissional com esta formação pode atuar nas indústrias: siderúrgica, metalúrgica, automobilística, aeronáutica, têxteis, farmacêuticas, de petróleo e gás, na agroindústria, entre outras. Também pode trabalhar nas áreas de projeto, construção, instalação, supervisão, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e processos industriais. No setor de serviços, o Engenheiro Mecânico pode desenvolver projetos de consultoria e assessoramento, ou ainda trabalhar com ensino e pesquisa. Pode-se resumir na seguinte frase: “Onde existe ou há a necessidade de máquinas, tem um Engenheiro Mecânico!”.

Listar Todas Voltar