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Design de Moda - Bacharelado - Goiânia

Atualizado em 21/01/15 11:45.


Turno: noturno. | Duração: oito semestres. | Vagas: 30. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.


Sobre o curso de Design de Moda

O curso Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais/UFG teve a primeira turma ingressante em 1996. O Projeto Político Pedagógico original do curso representava os anseios da unidade acadêmica por ampliar sua atuação em artes visuais contemplando a moda como área de estudo, ensino e pesquisa. Representava ainda uma demanda crescente do setor têxtil da região Centro-Oeste do país, em particular do estado de Goiás, para que a Universidade Federal apoiasse a formação de profissionais ligados à cadeia produtiva têxtil em uma variedade de sub-áreas como o estilismo (hoje chamado design), a gerência de produtos, a produção e a edição de moda. Em sua criação, portanto, o curso visava atender àquelas demandas.

A atual proposta curricular visa atender a formação do designer de moda ao propor uma concentração maior nas disciplinas projetuais pautadas pela metodologia de resolução de problemas, que encontra melhor respaldo no estado de Goiás ao oferecer uma formação compatível com as vocações industriais e comerciais da região.

O curso tem como objetivo geral oferecer formação que capacite o aluno a atuar como designer de moda através do emprego de recursos técnicos e tecnológicos, da formulação de visões analítico-críticas dos contextos sócio-culturais em questão, da metodologia de resolução de problemas e do aperfeiçoamento na elaboração e execução de projetos voltados para o Design de Moda.

Os objetivos específicos mostram as seguintes estratégias que serão utilizadas para que o objetivo geral possa ser alcançado:

- Capacitação para a identificação dos diferentes mercados de atuação e de pesquisa em Design de Moda

- Pesquisa e atuação no campo da criação em moda, envolvendo o estudo das tendências, a criação e a execução de produtos de moda, com ênfase em projetos de vestuário;

- Pesquisa e atuação no campo da indústria têxtil, desde a pesquisa de processos industriais, tanto no âmbito da produção de tecidos quanto no âmbito da modelagem, passando pelo trabalho administrativo e envolvendo ainda as atividades de criação no setor industrial;

- Pesquisa e atuação no campo dos negócios da moda e de gerenciamento e consultoria no setor empresarial industrial e comercial (varejo)

- Pesquisa e atuação de tendências no campo da consultoria de moda, definindo linhas, formas e estilos voltados para o mercado de consumo e para as realidades empresariais no ramo da moda;

- Pesquisa e atuação acadêmica no âmbito dos estudos da História e da Teoria da Moda.

No curso de Design de Moda – Bacharelado, o Estágio Curricular Obrigatório terá a duração de dois semestres e seu propósito é o de desenvolver e complementar a formação do profissional, através de atividades supervisionadas, obedecendo às bases pedagógicas exigidas, e, em local adequado ao desenvolvimento do profissional do Design de Moda. O Estágio poderá ocorrer em local voltado para qualquer uma das áreas de atuação do Curso. O Estágio objetiva proporcionar ao discente, no seu processo de formação, uma vivência de caráter profissional, integrando a perspectiva articulada da teoria e da prática.

Paralelamente ao Estágio, o aluno deverá desenvolver uma monografia como parte das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso. A monografia poderá possuir caráter especificamente acadêmico como também poderá desenvolver pesquisa fundamentada em metodologia projetual de pesquisa, comum ao campo do Design e visando a solução de problemas no campo profissional específico.

No caso de metodologia projetual, o estudante de Design de Moda poderá optar por desenvolver trabalho teórico-prático, teórico ou somente prático, seguindo o modelo do Portfolio Profissional em Design de Moda.

Visando um melhor aproveitamento do processo de orientação do trabalho de conclusão de curso bem como o crescimento qualitativo das dos processos de estudo e pesquisa que resultam nas monografias em Design de Moda, os alunos deverão apresentar propostas de projetos guiados pelos eixos-temáticos vinculados à matriz curricular do curso, a saber:

-Eixo criativo-expressivo: temas relacionados aos aspectos de criação e representação por imagem em design de moda, tais como: ilustração, estudos gráficos e tridimensionais, investigação de processos criativos e poéticos para design, etc;

- Eixo teórico-cultural: temas relacionados ao design de moda e interfaces com história da arte, artes e cultura visual, estudos culturais, antropologia, sociologia, história, etc.;

- Eixo técnico: temas relacionados ao estudo e investigação do desenvolvimento de produto em design de moda, especialmente voltados para a resolução de problemas.

O curso possui uma perspectiva interdisciplinar e de articulação teórico-prática, envolvendo um mais amplo relacionamento com os outros cursos de Design da Unidade e com o curso de Artes Visuais – Bacharelado em Artes Plásticas, recebendo destes um corpo de disciplinas constituintes de um tronco comum de disciplinas de formação artística, no âmbito das práticas artísticas e da formação cultural em História da Arte.

O curso também volta-se para uma perspectiva de formação ética do profissional do Design de Moda e para a compreensão das perspectivas de atuação social e cultural dos egressos através das disciplinas de Gestão em Design, Gestão de Processos Produtivos e Marketing de Moda Cultural. Nestas disciplinas o estudante trata de compreender os modos da atuação profissional e a capacitação para a gestão do capital humano, fundamentada em princípios éticos gerais e profissionais, e, apreende as formas da legislação profissional e da legislação da área cultural – envolvendo aí os projetos artísticos e no campo do design – com o intuito de sua capacitação para o desenvolvimento de projetos de atuação neste direcionamento de uma cultura pública.


Profissão

O curso de Design de Moda – Bacharelado forma profissional habilitado para a atuação no mercado profissional de Moda no país e, mais especialmente, no Centro-Oeste, atendendo uma demanda do mercado.

O profissional está habilitado a desenvolver atividades no campo múltiplo da Moda envolvendo criação e produção no campo do design e do estilismo, atividades de gestão do Design de Moda, atividades de consultoria profissional e atividades profissionais e acadêmicas voltadas para a História, a Teoria, a Editoria e a Crítica de Moda.

A formação do profissional de Moda é voltada para as três grandes áreas de formação e especialização, fornecendo ao estudante graduado no curso de Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, a experimentação dos campos teórico e prático das áreas de criação, gestão e reflexão acadêmica e em crítica e editoria de Moda, dentro da especificidade do desenvolvimento de um pensamento visual, de caráter amplamente estético, envolvendo as relações entre Design, Artes e Cultura Visual.

O eixo norteador da formação do profissional em Design de Moda constitui-se no constante processo de interação entre os universos acadêmico e do mercado de trabalho. As disciplinas a serem integralizadas no decorrer do curso equilibram a formação intelectual de caráter acadêmico com a formação voltada para a compreensão e atendimento das realidades profissionais apresentadas especialmente pelo mercado do Centro-Oeste brasileiro, grande pólo confeccionista brasileiro.

Desta forma o perfil do egresso inclui capacidade de elaboração e execução dos projetos em Design de Moda aliando conhecimentos técnicos e teóricos desenvolvidos ao longo do curso e contextualizando seu trabalho em contextos sócio-culturais específicos. O egresso deverá ainda considerar as questões sócio-culturais dos usuários aos quais se destinam os produtos projetados.

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