Dança - Licenciatura - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Dança

O Curso de Licenciatura em Dança da UFG pertence à área de Linguística, Letras e Artes e se encontra sediado na Faculdade de Educação Física e Dança, no campus Samambaia e realiza interlocuções com diversos cursos da universidade. A graduação se pauta na formação artística e pedagógica, preparando e qualificando estudantes para atuarem como professores no ensino da Dança na rede básica de ensino. As possibilidades de profissionalização de um professor-artista-pesquisador acontecem em espaços de discussões e reflexões teóricas e práticas que abrangem questões sobre corpo, arte e dança. Em sua matriz curricular o curso oferta disciplinas relacionadas a processos educacionais, aspectos biológicos do corpo, políticos e filosóficos. A formação artística é contemplada por meio do estudo de fundamentos das danças (clássica, populares, moderno e contemporâneo); processos de criação;; dança e tecnologia; arte-educação; estudos históricos e antropológicos da dança.  Formado por um corpo docente qualificado, com mestrado e doutorado, além das disciplinas previstas na matriz curricular, o curso oferece diversas possibilidades de estudos e vivências no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, estimulando a autonomia de seus estudantes através de ações pedagógicas e artísticas.

As possibilidades de atuação profissional do licenciado em Dança estão nos campos do ensino, produção artística e pesquisa. O exercício da profissão se encontra alicerçado no princípio de uma atitude investigadora e sensível para a relação ensino-aprendizagem da dança. Na docência, o futuro profissional poderá atuar nos espaços formais de educação, tais como escolas públicas e privadas - da Educação Infantil ao Ensino Médio; também em espaços não formais de educação, tais como ONGs, clubes, escolas específicas de dança, artes integradas, grupos e companhias de dança. O artista-docente também tem formação para desenvolver criações e produções de espetáculos. No âmbito acadêmico, o estudante estará apto para desenvolver pesquisas no campo da dança em suas diversas perspectivas, podendo seguir carreira acadêmica em cursos de pós-graduação em artes e áreas afins.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança da UFG