Ciências Biológicas - Licenciatura - Goiânia

Turno: noturno

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 30 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Turno: integral

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 40 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Ciências Biológicas - Licenciatura

O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura tem uma duração de 4 anos (Curso Integral) e 5 anos (Curso Noturno). O currículo envolve disciplinas abrangendo as grandes áreas, tais como Morfofisiologia humana, Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Genética, Zoologia, Botânica, Micologia, Ecologia, Limnologia, Geologia, Educação em Ciências e Biologia, Libras, dentre outras. Assim, o curso possibilita ao acadêmico uma formação generalista, baseada nos princípios éticos e morais da formação do cidadão, permitindo o conhecimento sobre o padrão da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Durante o curso de Licenciatura, as disciplinas são ministradas em sala de aula, em laboratório, em campo e o Estágio Supervisionado em escolas. Desta forma, esta é a profissão ideal para aqueles que gostam da natureza, gostam de pesquisar e gostam, bem como se preocupam com a Educação e suas modalidades.

Na Licenciatura em Ciências Biológicas pretende-se formar professores que dominem conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos, e, sobretudo, que sejam capazes de perceber histórica e criticamente a realidade social, econômica e cultural em que irão atuar. Assim, o Licenciado está apto a ministrar aulas na Educação Básica, especificamente nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental) e de Biologia (Ensino Médio), podendo também atuar como educador ambiental. Sua formação permite desenvolver ações educativas em museus, zoológicos, unidades de conservação, empresas, escolas e entre outros. Ainda, o profissional Licenciado também pode exercer atividades relacionadas à pesquisa cientifica nas diversas áreas citadas.

Acesso o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas da UFG