Biomedicina - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 60 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Biomedicina

O Curso de Graduação em Biomedicina da UFG (campus Goiânia) têm como objetivo formar o Biomédico generalista, humanista e crítico, comprometido com os princípios éticos, científicos e tecnológicos de sua área de atuação. O Curso de Biomedicina do Instituto Ciências Biológicas (ICB) busca formar um profissional habilitado a desenvolver atividades relacionadas à pesquisa, diagnóstico, educação, prevenção e promoção nas áreas biomédicas e da saúde. As ações do curso estão fundamentadas de acordo com Lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e pelo decreto 88.439 de 28 de junho de 1983, que regulamenta a profissão de Biomédico; no Projeto de Lei 8.035 de 2010, que aprova o Plano Nacional de Educação, organizando-se segundo os Parâmetros Curriculares - SESU-MEC (1997) para o decênio 2011/2020, nas Diretrizes Curriculares (Resolução CNE/CES 02, de 18 de Fevereiro de 2003) para os cursos de graduação em Biomedicina CNE/CES, homologada pelo Ministério da Educação e nas resoluções do CFBM.

O profissional Biomédico pode atuar nas áreas de educação e atenção à saúde, análises clínicas e pesquisa científica básica e aplicada. O mercado de trabalho é abrangente e inclui Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Empresas e Instituições Públicas e Privadas, Secretarias e Fundações de Saúde, de Ciência e Tecnologia, Biotérios, Laboratórios de Análises Clínicas, Bancos de Sangue e Indústrias de Alimentos, de Produtos Químicos e Farmacêuticos, dentre outras. As áreas de atuação do profissional Biomédico estão devidamente regulamentadas pelas resoluções n° 78 e 83, de 29/04/02; n° 135, de 03/04/07; n° 140, de 04/04/07 e n° 145, de 30/08/07, do CFBM, que dispõe sobre o ato profissional Biomédico. De acordo com a Diretriz CNS/CNE de 18 de fevereiro de 2003, em parágrafo único, o curso propõe a formação global do profissional Biomédico técnico-científico, desenvolvido dentro de um ciclo que estabeleça os padrões de organização do ser humano seguindo-se de uma visão articulada do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente. Nesse âmbito, o profissional será capaz de exercer atividades envolvendo supervisão, coordenação e execução de trabalhos, estudos e pesquisas em nível básico e aplicado, bem como nas atividades complementares de diagnóstico e laboratoriais.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas da UFG