Biblioteconomia - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Ingresso: 50 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Biblioteconomia

O curso de Biblioteconomia da UFG prepara profissionais para atuarem no planejamento, geração, organização e recuperação da informação registrada em diversos formatos, como impressa, eletrônica ou digital. O projeto pedagógico do curso é organizado em aproximadamente 2.800 horas, distribuídas em disciplinas obrigatórias e atividades complementares. Dentre as disciplinas específicas do curso, encontram-se as de natureza teórica e prática, que podem acontecer em salas de aulas e em laboratórios de informática. O estudante de graduação desenvolve competências para pensar, planejar, desenvolver e manter bancos de dados locais ou em redes, bem como para atuar em ambientes culturais, empresariais e educacionais. As disciplinas específicas do curso são: Catalogação, Classificação, Linguagens Documentárias, Tecnologias da Informação, Formação e Desenvolvimento de Acervos, Serviços de Referência, Fontes de Informação, Administração de Unidades de Informação, Indexação e Resumos, Leitura e Sociedade, dentre outras. É permitido e encorajado ao aluno, a partir da metade do curso, que pleiteie e desenvolva atividades de estágio (voluntário ou remunerado), em projetos e ações pertinentes e concomitantes a seu aprendizado enquanto bacharel de biblioteconomia, bem como a projetos de iniciação científica e de extensão universitária de mesma natureza e fins..

O profissional bibliotecário atua como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele contribui para a formação de sujeitos competentes na busca e uso das informações. No âmbito educacional, apóia na formação de leitores e na pesquisa escolar auxiliando na formação pessoal, social e crítica do cidadão. No âmbito gerencial e de suporte, desenvolve atividades de planejamento, organização e gerência de diferentes acervos, produtos, serviços, fontes e unidades de informação de vários tipos e tamanhos, como em bibliotecas públicas, escolares, universitárias públicas ou particulares, centros de documentação, centros culturais e de memória, editoras, empresas públicas e privadas de diversos seguimentos.  Trabalha com vários tipos de mídias, sejam elas físicas ou virtuais e desenvolve atividades culturais, educacionais e de lazer vinculadas a unidades de informação.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação da UFG