Weby shortcut

Psicologia - Catalão

Atualizado em 21/01/15 13:49.


Turno: integral. | Duração: oito semestres. | Vagas: 50* | Ingresso: 1º semestre.
* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou bacharelado e licenciatura)


Sobre o curso de Psicologia

O Curso de Psicologia da UFG/Regional Catalão, criado em 2006, funciona em período integral e conta, hoje, com a oferta de 50 vagas para os alunos ingressantes. O Projeto Pedagógico do Curso propóe dois tipos de formação: 1) Bacharelado em Psicologia e 2) Bacharelado e Licenciatura em Psicologia. Propõe, também, duas ênfases: processos clínicos e processos psicossociais. Atualmente, o Curso de Psicologia possui um quadro de 14 docentes efetivos (12 doutores e dois doutorandos). O Curso oferta várias modalidades de estágios no campo da licenciatura e do bacharelado, a partir das ênfases propostas. Além dos estágios curriculares obrigatórios (básicos, licenciatura e bacharelado) desenvolvidos em diferentes locais, tais como escolas, clínicas, hospitais, UBS, CAPS, CRAS, CREAS o curso disponibiliza orientação em estágios extra curriculares desenvolvidos em locais como empresas, escolas etc.
O Curso de Psicologia, também, mantém o Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPSI), que visa promover a formação dos alunos por meio da prestação de serviços psicológicos à comunidade interna e externa, incluindo a cidade e a região. O CEAPSI destina-se a servir como centro de estágio, extensão, pesquisa e treinamento profissional dos alunos de graduação, a partir das ênfases curriculares (Processos Clínicos e Processos Psicossociais), de modo a permitir-lhes a prática necessária a sua formação profissional. A orientação curricular desse curso enfatiza os fenômenos sociais, econômicos, culturais, políticos e científicos comprometendo-se com a atuação profissional em diferentes contextos, segundo as necessidades sociais visando a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizaçãoes e comunidades.

Profissão

Profissional habilitado pelo conhecimento científico e pelo desenvolvimento de atitudes éticas e de responsabilidade para identificar, diagnosticar e realizar intervenções para a solução de problemas psicológicos de natureza individual grupal e social.
A formação básica do futuro psicólogo abrange desde a aprendizagem dos conhecimentos científicos em Psicologia até o preparo do psicólogo para a descrição e análise dos fenômenos psicológicos, visando intervenções pautadas na perspectiva biopsicossocial levando em conta os fenômenos biológicos em interação com os fatores psicológicos e as problemáticas sócio-históricas.
O psicólogo deverá ser capaz de fazer diagnósticos, avaliações psicológicas, ebaborar laudos, relatórios e comunicações científicas, orientação, acoselhamento, intervenção em processos grupais em diferentes contextos e psicoterapia. Para o desenvolvimento dessas atividades o psicólogo deverá apresnetar o seguinte perfil:

* Profissional com visão crítica e atualizada da realidade científica e social.
* Profissional com auto-conhecimento suficiente de seus limites e potencialidades, portanto, capaz de atuar nas diferentes áreas (clínica, institucional, hospitalar, forense, propaganda, organizacional, educação, esportes e outras) de acordo com seus interesses e possibilidades oferecidas.
* Profissional dotade de competência interpessoal para lidar com pessoas e grupos humanos nas mais diferentes circunstâncias.
* Profissional capaz de prestar serviços de modo indiscriminado quanto à condição sócio-econômica de sua clientela, sensível à realidade dos grupos marginalizados e combativo em relação a toda forma de exploração, dominação e mistificação destes grupos.
* Profissional capaz de desenvolver pesquisas em relação aos problemas de natureza psicológica tanto numa dimensão individual quanto numa dimensão grupal e social mais ampla.

 

 

Listar Todas Voltar