Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Engenharia Civil - Catalão

Atualizado em 21/01/15 13:46.


Turno: integral. | Duração: dez semestres. | Vagas: 50. | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Engenharia Civil

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.  

O Curso tem duração mínimo de 10 semestres e máxima de 8 anos com carga horária total de 4388 horas. O Curso de Engenharia Civil está dividido em 5 grandes áreas: Estruturas, Recursos Hídricos e Saneamento, Transportes, Construção Civil e Geotecnia.

 

Profissão

O engenheiro tem um perfil múltiplo, que se adapta a várias outras funções, além daquelas ofertadas diretamente em seu curso, destacando-se pelo raciocínio lógico e facilidade na resolução de problemas. Portanto, de modo a atender às condições dinâmicas do perfil profissional estabelecido, o Curso de Engenharia Civil deve permitir que o aluno desenvolva, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício de suas atividades profissionais, tais como:

- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil;

- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços em engenharia civil, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos sociais e ambientais;

- Identificar, formular e resolver problemas da área;

- Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

- Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas;

- Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;

- Visão crítica de ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia;

- Compreender e aplicar a ética e as responsabilidades profissionais;

- Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;

- Avaliar a viabilidade econômica de projetos em Engenharia Civil;

- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;

- Atuar em equipes multidisciplinares.

Listar Todas Voltar