Enfermagem - Catalão

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Regional Catalão

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sobre o curso de Enfermagem

Criado pela Resolução CONSUNI nº 12/2007 o Curso de Graduação em Enfermagem modalidade Bacharel tem como principal forma de ingresso o processo seletivo unificado.

Projeto Pedagógico de Curso (PPC) possibilita um fazer coletivo e integrador que visa articular a produção e a circulação de saberes contemporâneos em saúde e enfermagem, elaborado de acordo com as necessidades locorregionais

A Matriz Curricular contempla conteúdos essenciais relacionados com o processo saúde-doença do individuo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Enfermagem. O curso possui 10 semestres, podendo ser concluído em no mínimo 8 (oito) e no máximo 16 (dezesseis) semestres.

São ofertadas 40 vagas anuais em turno integral. As aulas teóricas são no máximo com 45 alunos. As práticas de laboratório com até 20 (vinte) alunos. E, as aulas Práticas de Ensino (prática assistencial) são com até6 (seis) alunos sob supervisão direta do professor. O Estágio Curricular Obrigatório (ECO) são número máximo de 10 (dez) alunos.

Cenários de Prática: envolve três vetores: interação ensino-serviço; diversificação dos cenários do processo de aprendizagem; articulação dos serviços universitários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa interação proporciona ao educando a vivência e a possibilidade de resolução dos problemas reais, com responsabilidade crescente na prestação dos cuidados, em todos os níveis de atenção. Propomos que o processo de ensino-aprendizagem mobilize os conhecimentos do educando a respeito dos saberes e a aplicabilidade das tecnologias em saúde, resultando num trabalho vivo em ato, sobretudo na enfermagem.

O Curso visa formar enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo, apto a atuar no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), com competências nas ações de saúde no âmbito curativo, da promoção, prevenção e reabilitação. O curso também instrumentaliza o profissional para lidar com o indivíduo, a família e a comunidade no contínuo saúde-doença, nas relações interpessoais e multiprofissionais, além da dimensão de gestão em saúde.

Campos de Atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão nos Diversos Cenários: Programa de Saúde da Família (PSF), Postos e Centros de Saúde, Ambulatórios, Hospitais, Home Care, Clínicas de Enfermagem, Escolas de Formação Profissional, Saúde do Trabalhador em Indústrias e Empresas, Auditoria, Assessoria em Empresas de Produtos Médico-Hospitalares, Planos de Saúde, Gerência de Enfermagem nos Serviços de Saúde, e nas diversas Especialidades pertinentes ao Enfermeiro.