Medicina - Jataí

Turno: integral

Duração: doze semestres (6 anos)

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 2º semestre de cada ano

Sobre o curso de Medicina

O Curso de Medicina da Regional Jataí/UFG visa à articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um aprendizado crítico e reflexivo, que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, família e comunidade, considerando aspectos biopsicossociais. Estimula a realização de projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido.
O Currículo do Curso está centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com módulos e sub-módulos elaborados para promover a integração de conteúdos e garantir o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o primeiro semestre.
O diferencial deste curso de Medicina é a utilização de metodologias ativas de ensino, proporcionando uma formação compatível com os níveis de atenção à saúde e assegurando conhecimento técnico, científico e humanístico que permita ao profissional identificar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e participar ativamente da solução dos mesmos. Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade: uma educação médica baseada na comunidade. Os eixos de desenvolvimento são: Clínico (Aluno-Paciente); Institucional (Academia-Aluno-Serviço); Social (Comunidade-Aluno-Governo); Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional).

O perfil profissional do medico, egresso da Regional Jatai/UFG, esta embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (2014): medico, com formacao generalista, humanista, critica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em principios eticos, no processo de saude-doenca em seus diferentes niveis de atencao, com acoes de promocao, prevencao, recuperacao e reabilitacao a saude, na perspectiva da integralidade da assiste?ncia, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da sau?de integral do ser humano.
Sabendo que habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho atual modificam-se rapidamente, um dos objetivos principais deste curso é despertar o comprometimento do aluno com seu autodesenvolvimento: trabalhar o seu compromisso de manter-se atualizado, adotando sempre uma atitude cri?tica e de busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional. O profissional formado apresentará as seguintes áreas de competência e habilidades:
•    Atenção à saúde: acesso universal e equidade, integralidade e humanização do cuidado, serviço de qualidade, comunicação e promoção da saúde;
•    Gestão em Saúde: gestão do cuidado, tomada de decisões, comunicação, liderança, trabalho em equipe e participação social;
•    Educação em Saúde: comprometimento com a própria formação, aprendizado interprofissional, envolvimento em ensino-pesquisa–extensão, domínio de língua estrangeira para atualizar-se sobre os avanços da Medicina.

Clique aqui para visualizar o site do curso.