Letras - Português - Jataí

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sobre o curso de Letras - Português

O Curso de Letras Português da UFG/Regional Jataí prima pelo comprometimento com a democracia e com o papel social da escola, buscando a interdisciplinaridade. Demanda o domínio pedagógico e linguístico e a constante capacitação acadêmica e profissional, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Caracteriza-se, ainda, por promover a capacidade de síntese, análise e crítica, bem como a solução de problemas e conflitos do contexto escolar. Objetiva a capacidade de construção de conhecimento, com base nos processos histórico-sociais e na diversidade de conhecimentos prévios dos alunos, bem como das suas expectativas profissionais. Apresenta flexibilidade curricular no ensejo de atender às novas demandas sociais.

O profissional que buscamos deverá: a) ter formação ampla e crítica sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa, respeitando-se as variedades linguísticas e culturais; b) ser capaz de utilizar eficientemente a língua em suas modalidades escrita e oral e de lidar criticamente com os diferentes tipos de linguagem, de modo especial a verbal, tendo em vista as mais diversas situações de interação; c) refletir constantemente sobre questões atinentes à língua e às literaturas de língua portuguesa; d) aprimorar a sua prática através da formação continuada, bem como do uso eficiente das novas tecnologias; e) ser capaz de orientar investigações sobre língua e linguagens a partir de diferentes perspectivas teóricas, aplicando-as aos problemas constatados no ensino-aprendizagem de língua e literatura. Assim, ele precisa ter inúmeras competências adquiridas por meio de atividades práticas e teóricas do curso, entendendo como se dá a aquisição da linguagem. É fundamental, ainda, que ele seja capaz de analisar textos de gêneros variados, considerando-se as suas condições de produção e recepção, e de entender a intersecção entre língua, literatura e cultura. Precisa ser capaz de refletir sobre a linguagem em suas dimensões psicológica, educacional, social, histórica, cultural, política e ideológica e de atender às demandas do mercado de trabalho, estando atento aos contextos socioculturais distintos.

Clique aqui para visualizar o site do curso.