PLANEJAMENTO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Planejamento da Pró-Reitoria de Graduação

Política de Integração Institucional

  • Consolidar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão
  • Ampliar a integração e o trabalho conjunto com as outras Pró-reitorias e órgãos

  • Promover políticas de integração na graduação inter/intra câmpus/regionais

  • Incentivar ações com vistas a ampliar a autonomia dos câmpus/regionais

  • Fortalecer ações conjuntas de avaliação institucional

  • Desenvolver, com as demais pró-reitorias e órgãos, política de formação de professores da UFG

 

Política de Comunicação

  • Otimizar as ações de comunicação da Pró-reitoria de Graduação, em sua articulação com a comunidade universitária e a sociedade

  • Sistematizar e dar visibilidade, em nível nacional e internacional, às informações relativas à graduação

     

Política de Expansão

  • Consolidar a expansão da graduação nos câmpus da UFG
  • Implementar os cursos de graduação nos Câmpus de Aparecida de Goiânia e Cidade Ocidental

  • Implantar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)-módulo graduação

  • Consolidar e ampliar a graduação na modalidade a distância e as ferramentas da EaD na modalidade presencial

  • Aprimorar a estrutura de funcionamento dos cursos noturnos.

  • Ampliar as instalações físicas da PROGRAD e órgãos vinculados e o quadro de servidores técnicos administrativos

  • Construir nova sede do Centro de Seleção da UFG

     

Política de Acesso, Inclusão e Permanência

  • Discutir a ampliação da adoção do SISU como processo de seleção na UFG.  

  • Promover discussões e ações relativas a acesso, permanência e redução da evasão de estudantes

  • Consolidar e viabilizar as ações de inclusão, em conjunto com a administração superior e órgão

  • Ampliar o conjunto de ações afirmativas relativas ao ingresso, acolhimento e permanência de estudantes de baixa renda, negros, quilombolas e indígenas

  • Assegurar as condições de acesso, permanência e êxito acadêmico dos estudantes com necessidades especiais: deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais de desenvolvimento.

  • Acompanhar a construção das sedes/infraestrutura dos Núcleos de Acessibilidade nos câmpus/regionais

  • Apoiar atividades de recepção aos estudantes ingressantes

  • Ampliar a visibilidade da UFG nas escolas de ensino médio, em especial as públicas, do Estado de Goiás

     

Política de Formação Discente

  • Promover ações de valorização do trabalho docente nos cursos de graduação
  • Reduzir os índices de reprovação e de evasão
  • Fomentar ações que visam aprimorar a formação acadêmica dos estudantes

  • Incentivar práticas integradoras entre estudantes e professores, no âmbito da graduação e na relação entre graduação e pós-graduação

  • Incrementar, em conjunto com as Pró-reitorias e Unidades acadêmicas, atividades culturais, artísticas, desportivas, dentre outras, que ampliem o alcance da formação discente

  • Propiciar e estimular a mobilidade interna à UFG, nacional e internacional como parte da formação acadêmica

  • Ministrar cursos de formação didática e pedagógica e novas tecnologias de ensino para professores da UFG

     

Política de Estágio

  • Consolidar a política de estágios para os cursos de licenciatura e de bacharelado oferecidos pela UFG nas modalidades presencial e a distância
  • Criar a central de estágios na UFG

  • Valorizar o trabalho docente na coordenação acadêmica dos estágios

     

Política de Licenciatura e Ensino Básico

  • Valorizar a formação de professores para a educação básica
  • Fomentar programas, pesquisas e ações no âmbito das licenciaturas, em articulação com o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)

  • Restabelecer o Fórum de Licenciaturas

  • Fomentar práticas interdisciplinares nas licenciaturas e a consolidação de núcleos/laboratórios de ensino

  • Assumir protagonismo nos debates públicos acerca da construção de políticas para a valorização da carreira e do trabalho docente na educação básica

  • Estimular debates públicos acerca da relevância social da educação básica na sociedade brasileira

     

Política de Gestão Acadêmica

  • Otimizar os processos de gestão acadêmica

  • Adequar os processos de gestão acadêmica ao SIGAA

  • Promover ações de formação e valorização do trabalho docente na gestão acadêmica

Source: Prograd

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