| Curso: Formação em Gestão Acadêmica - PROGRAD/UFG INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES Encontros já realizados: Março: 10 (Prof. Enes) >> >> >> Julho: 7 (Prof. a definir) Agosto: 18 (Prof. a definir) COORDENADOR Prof. Enes Gonçalves Marra I. JUSTIFICATIVA O docente que assume a gestão acadêmica de uma unidade ou de um curso frequentemente sente necessidade de uma formação para o exercício destas funções. A situação mais comum é aquela em que o ocupante anterior da função vai transmitindo gradualmente as informações e os procedimentos ao novo gestor. No entanto, este processo nem sempre é possível, por exemplo, em casos de aposentadoria, afastamento para qualificação ou saída do gestor da instituição. Além disso, mesmo que essa transição/transmissão é possível, não se pode considerá-la suficiente como formação para o exercício dessa complexa função de coordenar pedagógica e administrativamente os cursos de graduação. Com efeito, mesmo nos casos em que o gestor anterior encontra-se presente para a tarefa de transmitir o cargo, o novo gestor sente falta de uma estrutura institucional para recebê-lo. Essa institucionalização seria uma rica oportunidade para socializar o padrão de procedimentos coerentes com a política da Universidade. Seria também um bom momento para rever posturas já sedimentadas na cultura de gestão da instituição. II. EMENTA Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG) da UFG. Resoluções que disciplinam o regime semestral: Resolução 678 (regulamenta a inscrição e o cancelamento em disciplinas); Resolução 627 (regulamenta o Programa de Mobilidade Estudantil); Resolução 570 (estabelece critérios para cerimônias de colação de grau). Política de Gestão; A gestão pedagógica dos cursos de graduação; O papel da gestão na relação professor/aluno/técnico-administrativos; Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA); Sistema Acadêmico de Graduação (SAG); Programas de apoio ao estudante (moradia, bolsas de alimentação, bolsas de trabalho); Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). III. OBJETIVOS 1.Refletir sobre elementos da política da Universidade, os procedimentos e atividades exercidas pelos gestores na Instituição; 2.Discutir e rever posturas para aperfeiçoar o trabalho dos gestores 3.Apoiar o docente que está assumindo a gestão acadêmica de um curso de graduação no exercício de suas funções; 4.Vivenciar situações do cotidiano da gestão de Unidades Acadêmicas nas diferentes esferas. IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Unidade I – Planejamento Estratégico e Legislação – 4 horas Plano de Gestão Estratégica da UFG Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG) Resoluções Unidade II – Rotina Administrativa da Coordenação de Cursos - 8 horas Programa de Gestão Acadêmica (SAG) Portal do Aluno Departamento de Assuntos Acadêmicos (estrutura operacional; registro de dados; controle acadêmico; matrícula; tramitação de processos; funcionário responsável por cada curso); Reuniões; registros; comunicação (ofício, memorando, circular, convocação); arquivos; atendimento ao público, ao aluno. Unidade III – Gestão Administrativa e Pedagógica - 8 horas Gestão das IES: diferentes concepções Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação Resoluções dos Cursos de Graduação Interação entre Unidades que atuam em um Curso de Graduação Plano de Gestão do Curso e da Unidade Unidade IV – Apoio Institucional ao aluno de Graduação – 8 horas Programa de Estudante Convênio PEC-G Programa de Mobilidade Estudantil – PME Programa de Iniciação Científica – PIBIC, PROLICEN, PET, PROBEC Programas de Apoio ao Estudante – PROCOM V. METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas por meio de exposições orais de professores e de técnicos envolvidos no processo de gestão; atividades de reflexão e discussão em grupo; visitas técnicas (DAA/CERCOMP); aulas práticas (SAA/SAG); estudo de caso (situações/problemas de rotina) VI. AVALIAÇÃO A avaliação será realizada por meio da análise das atividades no decorrer das aulas, da sistematização dos trabalhos de grupo e dos estudos de caso. Com base nessa análise os professores em formação apresentarão sugestões para o aprimoramento do curso. VII. CRONOGRAMA Encontros quinzenais. Período Vespertino. Campus I CH: 28 horas. VIII. PÚBLICO-ALVO Diretores, coordenadores, chefes de departamento e interessados na gestão acadêmica pertencentes ao quadro de servidores técnico-administrativos e professores. IX. EQUIPE DE APOIO Andressa de Almeida Azevedo Gisleide da Silva Couto Renato Afonso da Silva Simonides Garcia Mendes |