Curso: Formação em Gestão Acadêmica

Curso: Formação em Gestão Acadêmica - PROGRAD/UFG

 


INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

Encontros já realizados:
Março: 10 (Prof. Enes) >> >> >>
Julho: 7 (Prof. a definir)
Agosto: 18 (Prof. a definir)


 

COORDENADOR

Prof. Enes Gonçalves Marra


I
. JUSTIFICATIVA

O docente que assume a gestão acadêmica de uma unidade ou de um curso frequentemente sente necessidade de uma formação para o exercício destas funções. A situação mais comum é aquela em que o ocupante anterior da função vai transmitindo gradualmente as informações e os procedimentos ao novo gestor. No entanto, este processo nem sempre é possível, por exemplo, em casos de aposentadoria, afastamento para qualificação ou saída do gestor da instituição. Além disso, mesmo que essa transição/transmissão é possível, não se pode considerá-la suficiente como formação para o exercício dessa complexa função de coordenar pedagógica e administrativamente os cursos de graduação.
Com efeito, mesmo nos casos em que o gestor anterior encontra-se presente para a tarefa de transmitir o cargo, o novo gestor sente falta de uma estrutura institucional para recebê-lo. Essa institucionalização seria  uma rica oportunidade para socializar o padrão de procedimentos coerentes com a política da Universidade. Seria também um bom momento para rever posturas já sedimentadas na cultura de gestão da instituição.

II. EMENTA

Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG) da UFG. Resoluções que disciplinam o regime semestral: Resolução 678 (regulamenta a inscrição e o cancelamento em disciplinas); Resolução 627 (regulamenta o Programa de Mobilidade Estudantil); Resolução 570 (estabelece critérios para cerimônias de colação de grau). Política de Gestão; A gestão pedagógica dos cursos de graduação; O papel da gestão na relação professor/aluno/técnico-administrativos; Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA); Sistema Acadêmico de Graduação (SAG); Programas de apoio ao estudante (moradia, bolsas de alimentação, bolsas de trabalho); Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

III. OBJETIVOS

1.Refletir sobre elementos da política da Universidade, os procedimentos e atividades exercidas pelos gestores na Instituição;
2.Discutir e rever posturas para aperfeiçoar o trabalho dos gestores
3.Apoiar o docente que está assumindo a gestão acadêmica de um curso de graduação no exercício de suas funções;
4.Vivenciar situações do cotidiano da gestão de Unidades Acadêmicas nas diferentes esferas.


IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidade I – Planejamento Estratégico e Legislação – 4 horas
Plano de Gestão Estratégica da UFG
Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG)
Resoluções

Unidade II – Rotina Administrativa da Coordenação de Cursos - 8 horas
Programa de Gestão Acadêmica (SAG)
Portal do Aluno
Departamento de Assuntos Acadêmicos (estrutura operacional; registro de dados; controle acadêmico; matrícula; tramitação de processos; funcionário responsável por cada curso);
Reuniões; registros; comunicação (ofício, memorando, circular, convocação); arquivos; atendimento ao público, ao aluno.

Unidade III – Gestão Administrativa e Pedagógica - 8 horas
Gestão das IES: diferentes concepções
Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação
Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação
Resoluções dos Cursos de Graduação
Interação entre Unidades que atuam em um Curso de Graduação
Plano de Gestão do Curso e da Unidade

Unidade IV – Apoio Institucional ao aluno de Graduação – 8 horas
Programa de Estudante Convênio PEC-G
Programa de Mobilidade Estudantil – PME
Programa de Iniciação Científica – PIBIC, PROLICEN, PET, PROBEC
Programas de Apoio ao Estudante – PROCOM

V. METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas por meio de exposições orais de professores e de técnicos envolvidos no processo de gestão; atividades de reflexão e discussão em grupo; visitas técnicas (DAA/CERCOMP); aulas práticas (SAA/SAG); estudo de caso (situações/problemas de rotina)


VI. AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio da análise das atividades no decorrer das aulas, da sistematização dos trabalhos de grupo e dos estudos de caso. Com base nessa análise os professores em formação apresentarão sugestões para o aprimoramento do curso.


VII. CRONOGRAMA

Encontros quinzenais. Período Vespertino. Campus I
CH: 28 horas.


VIII. PÚBLICO-ALVO

Diretores, coordenadores, chefes de departamento e interessados na gestão acadêmica pertencentes ao quadro de servidores técnico-administrativos e professores.


IX. EQUIPE DE APOIO

Andressa de Almeida Azevedo
Gisleide da Silva Couto
Renato Afonso da Silva
Simonides Garcia Mendes