Curso: Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório
COORDENADORA
Profa. Maria Helena Jaime
I. JUSTIFICATIVA O Art. 4º. da Resolução no. 01/2001/CONSUNI, prevê que o docente ingressante da UFG, que não tenha experiência mínima de dois anos consecutivos de magistério em IFES, ao tomar posse, deverá participar de um programa de atividades relativas à política de ensino, pesquisa e extensão e da gestão acadêmica da UFG, promovidas e regulamentadas pela Pró-Reitoria de Graduação. A Pró-reitoria de Graduação, em cumprimento a essa exigência tem promovido, anualmente, cursos para professores ingressantes na UFG, buscando propiciar instrumentos de formação que permita ao professor um olhar amplo sobre o Ensino Superior e sobre a realidade da UFG, bem como sobre as práticas docentes que realiza e que realizam o coletivo de professores de nível superior. O objetivo desse Projeto é consolidar uma concepção mais ampla de formação profissional e docente na instituição. Com base nos princípios anteriormente definidos, pretende subsidiar os professores para o exercício da docência, destacando-se aqui a relação teoria e prática e a articulação ensino e pesquisa. O curso de formação planeja, com isso, propiciar a discussão de fundamentos teóricos para compreender a Universidade Brasileira e a UFG na atualidade e o processo de ensino-aprendizagem que realiza, articulando essa discussão com a eleição de situações-problema que os docentes estão vivenciando no cotidiano dos seus cursos.
II. EMENTA
A Universidade no Brasil e a Universidade Federal de Goiás. A estrutura acadêmica da UFG. Tópicos da Didática no Ensino Superior: Diretrizes Curriculares, Projeto político-pedagógico, Planejamento de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Relação Professor-Aluno. Estudos de Caso/situações-problema da prática docente na UFG.
III. OBJETIVOS 1.Discutir a Universidade Brasileira e conhecer a estrutura e funcionamento da Universidade Federal de Goiás. 2.Estudar a formação do professor universitário e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem ocorridos na Universidade. 3.Construir conceitos básicos do campo da educação e da Didática e temas relacionados ao exercício profissional do professor no ensino superior. 4.Refletir sobre a prática pedagógica no ensino superior tendo como parâmetros a estruturação didática do processo de ensino e seus elementos constitutivos. IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Introdução/abertura – 4 horas Unidade I - A Universidade Brasileira e a UFG – 8 horas Unidade II - Tópicos da Didática no Ensino Superior – 28 horas - Formação pedagógica e a docência na universidade. - Diretrizes Curriculares e os Cursos de Graduação. - Projetos Político-pedagógicos dos Cursos de Graduação. - Planejamento do ensino: um aspecto relevante do trabalho docente na Universidade. - A relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem do aluno universitário. - Avaliação da aprendizagem na educação superior. Unidade III - Estudo de Caso - situações/problema – 12 horas Encerramento: Autoavaliação e Avaliação do Curso – 4 horas
V. METODOLOGIA
As aulas terão como base exposições orais de professores e convidados, leituras prévias individuais realizadas pelos alunos e serão desenvolvidas por meio de diversas atividades de discussão e reflexão sobre os temas estudados, tais como: 1.Trabalhos de sistematização em pequenos grupos; 2.Trabalhos de discussão coletiva (discussão espontânea e dirigida); 3.Aulas expositivas dialogadas. 4.Pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre situações/problemas da prática docente na UFG e exposição dos estudos.
VI. AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, permeando todo o curso, através da observação, acompanhamento e realização de pequenas atividades no decorrer das aulas como textos-síntese sobre os temas, debates, sistematização dos trabalhos de grupo, levantamento de opinião dos professores. Além dessa avaliação, os professores em formação realizarão um trabalho, ao final do curso, a combinar.
VII. CRONOGRAMA
Aulas semanais. Período vespertino - aulas às quintas-feiras. Campus II CH: 48 horas.
VIII. PÚBLICO ALVO
Professores em Estágio Probatório.
IX. EQUIPE DE APOIO
Milena Ferreira Lemes
|