Curso: Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório

Curso: Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório

COORDENADORA

Profa. Maria Helena Jaime

 


I
. JUSTIFICATIVA

O Art. 4º. da Resolução no. 01/2001/CONSUNI, prevê que o docente ingressante da UFG, que não tenha experiência mínima de dois anos consecutivos de magistério em IFES, ao tomar posse, deverá participar de um programa de atividades relativas à política de ensino, pesquisa e extensão e da gestão acadêmica da UFG, promovidas e regulamentadas pela Pró-Reitoria de Graduação.
A Pró-reitoria de Graduação, em cumprimento a essa exigência tem promovido, anualmente, cursos para professores ingressantes na UFG, buscando propiciar instrumentos de formação que permita ao professor um olhar amplo sobre o Ensino Superior e sobre a realidade da UFG, bem como sobre as práticas docentes que realiza e que realizam o coletivo de professores de nível superior.
O objetivo desse Projeto é consolidar uma concepção mais ampla de formação profissional e docente na instituição. Com base nos princípios anteriormente definidos, pretende subsidiar os professores para o exercício da docência, destacando-se aqui a relação teoria e prática e a articulação ensino e pesquisa. O curso de formação planeja, com isso, propiciar a discussão de fundamentos teóricos para compreender a Universidade Brasileira e a UFG na atualidade e o processo de ensino-aprendizagem que realiza, articulando essa discussão com a eleição de situações-problema que os docentes estão vivenciando no cotidiano dos seus cursos.

II. EMENTA

A Universidade no Brasil e a Universidade Federal de Goiás. A estrutura acadêmica da UFG. Tópicos da Didática no Ensino Superior: Diretrizes Curriculares, Projeto político-pedagógico, Planejamento de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Relação Professor-Aluno. Estudos de Caso/situações-problema da prática docente na UFG.

III. OBJETIVOS

1.Discutir a Universidade Brasileira e conhecer a estrutura e funcionamento da Universidade Federal de Goiás.
2.Estudar a formação do professor universitário e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem ocorridos na Universidade.
3.Construir conceitos básicos do campo da educação e da Didática e temas relacionados ao exercício profissional do professor no ensino superior.
4.Refletir sobre a prática pedagógica no ensino superior tendo como parâmetros a estruturação didática do processo de ensino e seus elementos constitutivos.


IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Introdução/abertura – 4 horas

Unidade I - A Universidade Brasileira e a UFG – 8 horas

Unidade II - Tópicos da Didática no Ensino Superior – 28 horas
- Formação pedagógica e a docência na universidade.
- Diretrizes Curriculares e os Cursos de Graduação.
- Projetos Político-pedagógicos dos Cursos de Graduação.
- Planejamento do ensino: um aspecto relevante do trabalho docente na Universidade.
- A relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem do aluno universitário.
- Avaliação da aprendizagem na educação superior.

Unidade III - Estudo de Caso - situações/problema – 12 horas
Encerramento: Autoavaliação e Avaliação do Curso – 4 horas

V. METODOLOGIA

As aulas terão como base exposições orais de professores e convidados, leituras prévias individuais realizadas pelos alunos e serão desenvolvidas por meio de diversas atividades de discussão e reflexão sobre os temas estudados, tais como:
1.Trabalhos de sistematização em pequenos grupos;
2.Trabalhos de discussão coletiva (discussão espontânea e dirigida);
3.Aulas expositivas dialogadas.
4.Pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre situações/problemas da prática docente na UFG e exposição dos estudos.


VI. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, permeando todo o curso, através da observação, acompanhamento e realização de pequenas atividades no decorrer das aulas como textos-síntese sobre os temas, debates, sistematização dos trabalhos de grupo, levantamento de opinião dos professores. Além dessa avaliação, os professores em formação realizarão um trabalho, ao final do curso, a combinar.


VII. CRONOGRAMA

Aulas semanais. Período vespertino - aulas às quintas-feiras. Campus II
CH: 48 horas.


VIII. PÚBLICO ALVO

Professores em Estágio Probatório.


IX. EQUIPE DE APOIO

Milena Ferreira Lemes