| Curso de Docência no Ensino Superior/ Formação Permanente COORDENADORA Profa. Ruth Catarina de Souza Cerqueira I. JUSTIFICATIVA As mudanças aceleradas na sociedade, na produção do conhecimento, no mundo do trabalho exigem mudanças significativas na formação profissional. No caso da docência essas exigências se acentuam pelas particularidades dessa profissão que simultaneamente lida com sujeitos humanos históricos, contextualizados em seu tempo-espaço que atuarão profissionalmente no futuro, e com o conhecimento mutante da ciência contemporânea. Surge a imperiosa necessidade de pensar em renovações constantes dos conhecimentos. A formação continuada desses profissionais torna-se assim condição para que a universidade cumpra seu objetivo de proporcionar ensino de qualidade aos seus estudantes e assuma as funções de: promoção da cultura, formação para cidadania, formação profissional, produção e difusão do conhecimento, desenvolvimento pessoal. Em relação à aprendizagem da docência tem-se que considerar seus quatro componentes: o científico, o pedagógico, o cultural e a prática docente. .Muitos professores universitários não tiveram oportunidade de uma formação pedagógica consistente ou não tiveram a possibilidade de discutir e aperfeiçoar sua prática à luz dos conhecimentos pedagógicos atuais. A Pró Reitoria de Graduação da UFG reconhecendo o desejo e a necessidade de aperfeiçoamento de muitos de seus docentes propõe a formação continuada de professores voltada para a prática profissional considerando a realidade dos processos educativos vivenciados, as discussões recentes no campo da Ciência, da Pedagogia e da Didática e os princípios gerais estabelecidos no estatuto da UFG: 1. O respeito à diversidade e ao pluralismo de idéias, sem discriminação de qualquer natureza. 2. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 3.A universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade. 4.O compromisso com a qualidade, com a orientação humanística e com a preparação para o exercício pleno da cidadania ao executar suas atividades. II. EMENTA A Universidade no Brasil e a Universidade Federal de Goiás. Tópicos da Didática no ensino superior: As concepções de ciência e a formação profissional. Planejamento de Ensino no ensino superior. Metodologia formal e dialética na Universidade. Avaliação da Aprendizagem no ensino superior. Tecnologias da comunicação e da informação na universidade. Relações Professores-Alunos nas aulas do ensino superior. Questões éticas na docência. Estudos de Caso/situações-problema da prática docente na UFG. III. OBJETIVOS GERAIS 1. Construir uma nova visão dos alunos universitários e adotar novas orientações metodológicas centradas na aprendizagem. 2. Reconhecer que incerteza, complexidade e responsabilidade estão presentes nas tentativas de inovação. IV. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Discutir sobre a Universidade Brasileira e a estrutura e funcionamento da Universidade Federal de Goiás. 2. Refletir sobre o próprio modo de aprender e ensinar. 3. Empregar pedagogicamente instrumentos tecnológicos; propiciar oportunidades de ampliação dos repertórios de experiências dos participantes. 4. Construir conceitos básicos do campo da Educação e da Didática e discutir temas relacionados ao exercício profissional do professor no ensino superior. 5. Aprender a selecionar conteúdos e metodologias significativas a partir das concepções assumidas e da visão interdisciplinar da ciência atual. V. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Unidade I - A Universidade Brasileira e a UFG – 4 horas Unidade II - Tópicos da Didática no Ensino Superior – 28 horas - Formação pedagógica e a docência na universidade Relação ensino - pesquisa – extensão. - A visão de Ciência: moderna, pós - moderna, o currículo e a ação docente. - Planejamento do ensino: um aspecto relevante do trabalho docente na Universidade. - Metodologias formal e dialética. - Funcionamento do cérebro, operações de pensamento e recursos metodológicos no processo de aprendizagem. - Tecnologias da comunicação e da informação e docência universitária. - Processos de avaliação da aprendizagem na educação superior. - As relações professores - alunos e o processo ensino-aprendizagem. - Docência universitária e as questões éticas no mundo contemporâneo. Unidade III - Estudo de Caso - situações/problema – 12 horas Encerramento: Auto - avaliação e Avaliação do Curso – 4 horas VI. METODOLOGIA As aulas terão como base exposições orais de professores e convidados, leituras prévias individuais realizadas pelos alunos e serão desenvolvidas por meio de diversas atividades de discussão e reflexão sobre os temas estudados, tais como: 1. Trabalhos de sistematização em pequenos grupos; 2.Trabalhos de discussão coletiva (discussão espontânea e dirigida); 3.Aulas expositivas dialogadas. 4.Pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre situações/problemas da prática docente na UFG e exposição dos estudos. VII. AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, permeando todo o curso, através da observação, acompanhamento e realização de pequenas atividades no decorrer das aulas como textos-síntese sobre os temas, debates, sistematização dos trabalhos de grupo, levantamento de opinião dos professores. Além dessa avaliação, os professores realizarão um trabalho, ao final do curso, a combinar. VIII. CRONOGRAMA Aulas semanais. Período noturno. Campus I CH: 48. IX. PÚBLICO ALVO Corpo Docente da UFG. X. EQUIPE DE APOIO Andressa de Almeida Azevedo Gisleide da Silva Couto Renato Afonso da Silva Simonides Garcia Mendes |