Curso: Docência no Ensino Superior/Professores Substitutos

Curso: Docência no Ensino Superior/Professores Substitutos

 

COORDENADORA

Profa. Dalva Eterna Gonçalves Rosa


I
. JUSTIFICATIVA

A Universidade Federal de Goiás tem no seu quadro docente 330 professores substitutos, que contribuem com a formação acadêmica dos alunos de graduação. Estes professores são oriundos das mais diversas áreas do conhecimento e não possuem, em sua maioria, formação pedagógica ou experiência no magistério superior. Por estas razões se ressentem de subsídios e orientações para o exercício da docência.
A Pró-Reitoria de Graduação, visando atender a essa demanda, incluiu na sua Política de Formação Docente o curso “Docência no Ensino Superior” para professores substitutos.
O objetivo desse curso é promover a discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem na educação superior, com base nas situações reais vivenciadas pelos docentes no cotidiano dos cursos de graduação em que atuam.

II. EMENTA

A Universidade no Brasil e a Universidade Federal de Goiás. Tópicos da Didática no Ensino Superior: Diretrizes Curriculares, Projeto político-pedagógico, Planejamento de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Relação Professor-Aluno.

III. OBJETIVOS

1.Discutir sobre a Universidade Brasileira e sobre a Universidade Federal de Goiás nesse contexto.
2.Estudar a formação do professor universitário e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem.
3.Refletir sobre temas relacionados ao exercício profissional do professor no ensino superior.
4.Elaborar planos de ensino tendo como parâmetros os elementos constitutivos desse processo.

IV. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidade I - A Universidade Brasileira e a UFG – 4 horas

Unidade II - Tópicos da Didática no Ensino Superior – 20 horas
- Formação pedagógica e a docência na universidade.
- Diretrizes Curriculares e os Cursos de Graduação.
- Projetos Político-pedagógicos dos Cursos de Graduação.
- Planejamento do ensino: um aspecto relevante do trabalho docente na Universidade.


Unidade III - 8 horas
- A relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem do aluno universitário.

V. METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas, discussão de situações-problema, leituras de textos e atividades, tais como: trabalhos de sistematização em pequenos grupos e trabalhos de discussão (discussão espontânea e dirigida).


VI. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, por meio da observação, acompanhamento e realização de pequenas atividades nas aulas, como debates, sistematização dos trabalhos de grupo, levantamento de opinião dos professores e elaboração de planos de ensino.


VII. CRONOGRAMA

Aulas semanais. Período Vespertino. Campus II
CH: 32


VIII. PÚBLICO ALVO

Professores Substitutos da UFG.


IX. EQUIPE DE APOIO

Andressa de Almeida Azevedo
Gisleide da Silva Couto
Renato Afonso da Silva
Simonides Garcia Mendes