Ciências Sociais - Licenciatura - Catalão

Turno: matutino

Sede do curso: Regional Catalão

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o Curso de Ciências Sociais - Licenciatura

O curso de Licenciatura em Ciências tem por objetivo qualificar profissionais que exercerão o Magistério nas escolas da região. Visamos especialmente à formação de professores para as disciplinas de Sociologia, cuja oferta é obrigatória no Ensino Médio. O curso articula teoria com disciplinas práticas que estabelecem uma ação pedagógica permanente, que se efetiva na oferta de oficinas sociológicas nas escolas de ensino médio público de Catalão. As ações pedagógicas em Licenciatura apontam para uma clara compreensão das questões éticas, pedagógicas, profissionais da atividade docência no espaço público local e regional, mostrando as dificuldades e possibilidades profissionais. A estrutura curricular do curso, fundada nesses eixos e abordagens orienta-se para o estímulo à autonomia intelectual, ao desenvolvimento da capacidade analítica dos estudantes e de uma ampla formação humanística. No entanto, o curso não se restringe apenas à sua grade curricular e, nesse sentido, a fundamentação teórico-metodológica das disciplinas de cada área que formam a identidade do curso (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) possibilitará ao graduando, juntamente com a prática da pesquisa, a aquisição dos instrumentos para estabelecer as relações com a prática social.

Partindo das Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Ciências Sociais, estabelece-se o seguinte perfil dos profissionais graduados em Licenciatura: a) Professor de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior; b) Pesquisador, seja na área acadêmica ou não acadêmica; c) Profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.