Odontologia - Bacharelado - Goiânia

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Câmpus Colemar Natal e Silva

Entrada no curso: 60 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Sobre o curso de Odontologia

O Curso de Odontologia da UFG, criado em 1945, é o único do Estado de Goiás ministrado em uma instituição pública federal. Tem como objetivo formar profissional que atenda a todas as necessidades básicas de saúde bucal da população, independente da idade. A formação é de um generalista com habilidades para prevenir e promover saúde ao indivíduo e comunidade.
O curso tem duração mínima de 10 semestres e máxima de 16, carga horária total de 4.372 horas. É ministrado nas suas séries iniciais no Campus Samambaia e após o 4º período predominantemente na  Praça Universitária.
Durante o curso, o aluno tem oportunidade de realizar estágios curriculares em instituições conveniadas, participar de projetos de pesquisa e extensão. Pode atuar no Centro Goiano de Doenças da Boca (referencia regional de diagnóstico de câncer), no Hospital das Clínicas e em projetos que envolve o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Pode ainda participar de programas de internacionalização, realizando intercâmbio científico e cultural.
O aluno deve ter a saúde do paciente como foco de atenção, ser observador e criterioso, ser ético e humano, ser organizado, trabalhar em equipe, acompanhar continuamente o desenvolvimento científico, ter como hábito o estudo permanente.

Ao finalizar o curso de odontologia, o egresso, estará apto para atuar tanto no serviço privado quanto no público.  Além da atuação clínica, o cirurgião-dentista, pode dedicar-se a cargos de gestão em saúde, ensino e pesquisa. Para ingressar no mercado de trabalho é necessário o  registro no Conselho Regional de Odontologia.
O profissional pode também  continuar sua  formação cursando  uma das 19 especialidades previstas pelo Código de Ética Odontológica; realizar cursos de residência hospitalar/multiprofissional, mestrado e doutorado.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Odontologia da UFG