Design Gráfico - Goiânia

Turno: vespertino

Duração: oito semestres (4 anos)

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Entrada no curso: 35 vagas no 1° semestre e 0 vagas no 2° semestre

Site do curso



Sobre o curso de Design Gráfico

O curso de Design Gráfico da UFG proporciona a formação de um profissional criativo, inovador e com domínio das práticas metodológicas de projetos, vinculados sempre às áreas gráficas, em mídias analógicas e digitais. Ofertado pela Faculdade de Artes Visuais, o curso explora recursos  de expressão gráfica por meio de disciplinas como ilustração, desenho, fotografia, gravura etc. No que tange à inovação, o curso atua na pesquisa e desenvolvimento de projetos em novas tecnologias de informação e comunicação, oferecendo possibilidades de realização de pesquisas, estágios e participação em projetos de extensão em áreas como interfaces gráficas, tecnologias assistivas, games, entre outros. Quanto à metodologia, o curso possui uma matriz centrada em projetos em que o aluno desenvolve práticas nas diversas áreas de atuação do designer gráfico, como design editorial, embalagens, sinalização ou identidade visual, por exemplo.

O objetivo do curso é formar para um mercado cada vez mais exigente de profissionais que dominem as novas tecnologias, mas que ainda possuam capacidade criativa na solução de problemas comunicacionais.



Profissão

Design é uma área dinâmica em constante evolução. O designer gráfico se caracteriza pela busca de soluções de comunicação visual em suportes impressos e digitais tendo em vista os aspectos estéticos, funcionais, ergonômicos, simbólicos, sociais, ecológicos e econômicos. Sua prática se observa no desenvolvimento de projetos em diversas áreas como Identidade Visual, Design de Embalagens, Sinalização de Ambientes, Design Editorial, Design de Interfaces, Gestão de Imagem etc. O mercado que absorve o designer se encontra nos espaços que buscam na comunicação visual um diferencial competitivo ou mesmo definidor de sua identidade. Escritórios de design, agências de publicidade, emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, empresas de inovação tecnológica, editoras, empresas de médio e grande porte, públicas e privadas compõem o cenário de atuação profissional do designer. Em função das novas tecnologias de comunicação e informação, o mercado do design se expande para além das fronteiras regionais, podendo chegar às mais variadas culturas.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de Artes Visuais da UFG