Engenharia de Minas - Bacharelado - Catalão

Turno: integral

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Regional Catalão

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sobre o curso de Engenharia de Minas

O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão – visa capacitar o aluno para atuar na área de mineração, lidando com questões voltadas desde a investigação geológica, avaliação econômica de jazidas, lavra e beneficiamento mineral até o fechamento da mina, levando em consideração todos os aspectos legais e ambientais.

O curso é integral e tem duração de cinco anos. Nos primeiros semestres, o estudante de engenharia de minas estuda noções gerais de geologia, mineralogia, química, cálculo, desenho, álgebra, física, geoestatística, etc.. A partir do 5º/6º semestre é que se aprofunda no conhecimento específico do curso, como estudo das rochas, das técnicas de mineração, economia, lavra e planejamento de mina.

O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, pedreiras, construtoras de estradas, empresas de demolição, consultoria e/ou de prestação de serviços, centros de pesquisa científica e/ou tecnológica, órgãos governamentais, até chegar às instituições de ensino, onde sua presença é sempre requisitada em distintas sub-áreas da Engenharia de Minas. O Engenheiro de Minas atua, ainda, em perícias, na emissão de pareceres técnicos, na fiscalização de projetos de mineração, na pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos para a mineração. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente. É, portanto, uma carreira promissora e cheia de desafios, uma área com mercado crescente e indispensável para a sociedade.