Química - Licenciatura - Jataí

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sobre o curso de Química - Licenciatura

A Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí oferece o curso de graduação em Química, grau acadêmico Licenciatura, num total de 45 vagas anuais, com ingresso por meio do ENEM/SISu, tendo sua primeira turma ingressante em 2006 e aprovado pela portaria MEC/898 de 12 de setembro de 2007. O curso de química conduz a um profissional capacitado em ciências básicas e aplicadas, com qualificação e habilidade para explorarem o ambiente de forma interdisciplinar, com atuação profissional voltada a questões éticas, cidadãs e de respeito ao meio ambiente. O ponto principal que orienta a formação de professores neste curso é que para ser professor de química, primeiramente é preciso saber química, sendo isto que o distingue dos demais professores que ministram a disciplina “química”, e não possuem esta formação. É o conhecimento de conteúdo que deve estruturar todo o processo de formação docente e, por isso, neste curso valorizaram-se as disciplinas inerentes à química, somada a valorização do conhecimento pedagógico, considerando que o futuro docente deve saber os pressupostos educacionais que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: como os alunos aprendem; como a educação brasileira se desenvolveu ao longo do tempo; o que as pesquisas educacionais informam sobre técnicas de ensino; como aplicar a experimentação no ensino de química; como avaliar materiais didáticos etc.

O Licenciado em Química manifesta na sua prática profissional e cidadã, competências e habilidades básicas com relação à sua formação, contemplando aspectos de ordem  técnica, articulados aos conhecimentos teóricos e práticos. Sendo assim, o Licenciado em Química está apto para o exercício do magistério no ensino fundamental, médio e superior com sua realidade plural e a exercerem atividades técnicas na área de química, considerando e respeitando-se as normativas estabelecidas pelo Conselho Federal de Química.

Clique aqui para visualizar o site do curso.