Programa de Mobilidade Estudantil

Atualizado em 31/08/18 16:29.

28_08Banner-site_Programa-de-Mobilidade-Estudantil

O PME é resultante de um convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas à propiciar aos estudantes da UFG, regularmente matriculados, a possibilidade de estudar em outra IFES por um período de dois semestres letivos.

Para participar do Programa de Mobilidade o aluno deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Condições para participar

Prazo para participar do PME (2019/1)

• 17/09 - Início do período para estudantes da UFG e de outras IFES solicitarem participação no PME com ingresso para o 1º semestre/2019.
  • 19/10 - Término do período para estudantes da UFG solicitarem participação no PME com ingresso para o 1º semestre/2019.
  • 12/11 - Término do período de recebimento de solicitação de participação do PME de outras IFES para o 1º semestre/2019.

Prazo para solicitar a prorrogação do PME (2019/1) - 19/10/18

Procedimentos

Alunos da UFG

• Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
  • Acessar o link https://sei.ufg.br/ e criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conforme tutorial abaixo.
  • Realizar o Peticionamento Eletrônico preenchendo os itens do formulário e anexando o histórico obtido por meio do SIGAA e os documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor).

O pedido do estudante será analisado pela Coordenadoria de Monitoria e Mobilidade da UFG e encaminhado à Unidade Acadêmica de origem do estudante para assinatura eletrônica do coordenador do curso e inserção da certidão de ata do conselho diretor autorizando a solicitação do estudante.

Em seguida o processo é remetido a Instituição de destino para análise do pedido de mobilidade.

Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 2 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - PDF

Alunos de outras IFES

• O aluno solicita ao Coordenador do Curso da Instituição de origem sua participação no PME, instruído com as disciplinas que serão cursadas na UFG.
    • O referido Coordenador do Curso analisa o pedido do aluno verificando se atende ao disposto no Convênio ANDIFES de Mobilidade Estudantil e encaminha ao Coordenador do PME daquela instituição.
    • O Coordenador do PME da Instituição externa examina o pedido e envia ao Coordenador do PME da UFG.

Convênio PME

Portal ANDIFES

Formulários

Modelo de Plano de Estudo para preenchimento junto ao Coordenador(a) do Curso antes de realizar o Peticionamento Eletrônico – Alunos(as) da UFG