Estágio Não Obrigatório

Atualizado em 17/06/20 13:56.

Orientações

O estágio curricular não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Quando realizado pelo estudante tem o intuito de ampliar sua formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional, podendo envolver atividades interdisciplinares integrantes do processo formativo proposto pelo curso, previsto no Projeto Pedagógico do Curso e com os devidos registros no histórico acadêmico.

A PROGRAD é a responsável pela assinatura desta modalidade de estágio e é sempre a última a assinar o Termo de Compromisso de Estágio e/ou o Termo Aditivo. A Central de Estágios necessita do prazo de 2 (dois) dias úteis para analisar, registrar e assinar a documentação de estágio curricular não obrigatório.

Para iniciar o estágio não obrigatório, é necessário entregar o Plano de Atividades, no modelo disponibilizado pela UFG, assim como o Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Para prorrogação da vigência do TCE ou alteração de qualquer cláusula do TCE, é necessário entregar o Termo Aditivo e não possuir pendências na entrega de Relatórios de Atividades de Estágio.

Para encerrar o estágio não obrigatório, é necessário entregar o Formulário de Desligamento/Desistência e o Relatório de Atividades de Estágio. Lembramos que o Relatório de Atividades de Estágio não deve ser preenchido com o período superior a 6 (seis) meses, portanto, se o período estagiado ultrapassar 6 (seis) meses, deve ser preenchido mais de um relatório.

Confira aqui as legislações que regulam o Estágio.

Confira aqui se você está apto a realizar o estágio não obrigatório de acordo com a tabela de período mínimo, definido pelo Conselho Diretor de sua unidade acadêmica.

Confira aqui se a Concedente de estágio ou Agente de Integração é conveniada(o) com a UFG.

Confira aqui os valores mínimos de bolsa de acordo com as resoluções vigentes.

Confira aqui o contato das coordenações de estágio dos cursos.

A Central de Estágios não assina documentos ou contratos de estágio nos seguintes casos:

• com a data de início retroativa;
  • alunos com pendências na entrega de Relatórios de Atividades de estágio;
  • contratos rasurados e/ou ilegíveis;
  • assinaturas apenas com rubrica, é necessário assinatura por extenso e/ou carimbo;
  • contratos sem o Plano de Atividades em via física assinado de forma manuscrita pela coordenação de estágio do curso, professor orientador e supervisor da concedente - Neste período de crise da COVID19 estamos aceitando o envio via e-mail dos documentos digitalizados e/ou escaneados com as assinaturas digitais, eletrônicas, escaneadas, etc;
  • documentos com assinaturas digitalizadas, fotocopiadas ou impressas (todas as assinaturas devem ser assinaturas originais de forma manuscrita) - Neste período de crise da COVID19 estamos aceitando o envio via e-mail dos documentos digitalizados e/ou escaneados com as assinaturas digitais, eletrônicas, escaneadas, etc.

Formulários

1. Alunos da UFG

A - Estágios Curriculares Não Obrigatórios realizados nas dependências da UFG
  • Termo de Compromisso de Estágio WORD  3 VIAS
  • Plano de Atividades de Estágio WORD  3 VIAS
  • Termo Aditivo - Renovação de Contrato de Estágio WORD  3 VIAS
  •  Relatório de Atividades de Estágio WORD 2 VIAS
  • Atestado de Exercício de Atividades WORD
  • Controle de Frequência WORD
  • Declaração de Frequência WORD
  • Formulário de Cadastro de Estagiário WORD
  • Escala de Férias WORD
  • Formulário de Desistência de Estagiário WORD

Obs.: a Central de Estágios é sempre a última a assinar o Termo de Compromisso de Estágio. A Central de Estágios necessita do prazo de 2 (dois) dias úteis para analisar, registrar e assinar a documentação de estágio curricular não obrigatório.

B - Estágios Curriculares Não Obrigatórios realizados em empresas, órgãos, escolas, ONG's e pessoas físicas conveniadas com a UFG
  • Termo de Compromisso de Estágio WORD  3 VIAS
  • Plano de Atividades de Estágio WORD  3 VIAS
  • Termo Aditivo - Renovação de Contrato de Estágio WORD  3 VIAS