Estágios

Atualizado em 23/03/20 10:53.

Se você está apto a realizar estágio no seu curso de graduação e quer se manter informado sobre os processos, para não perder oportunidades e tempo indo e voltando da universidade até sua casa/trabalho, precisa se manter atento e informado quanto às normas, direitos e deveres do estagiário. Assim, convidamos você a ler as informações a seguir e acessar os hiperlinks abaixo.  

A Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico da PROGRAD desenvolve ações que visam a inserção dos estudantes no mundo do trabalho, além de gerenciar, controlar e supervisionar os documentos de  estágio não obrigatório pela Central de Estágios, fornecendo informações à comunidade universitária e externa garantindo o cumprimento de todas as exigências das legislações referentes à estágio e que os estudantes possam ter em seus locais de estágio experiências enriquecedoras.

Toda a dinâmica de acompanhamento dos estagiários é definida pelo Regulamento Geral de Cursos da Graduação (RGCG – Resolução CEPEC 1557R/2017) em seus diversos artigos. Neste documento, constam informações aprofundadas acerca de temas inerentes à graduação, por isso, ressalta-se a importância de sua leitura.

O estágio curricular obrigatório é previsto pelos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, ou seja, trata-se de um componente curricular (disciplina) ofertado ordinariamente pelos cursos. Só pode ser realizado pelos alunos em instituições conveniadas, seja diretamente ou intermediadas por algum agente de integração, sob a orientação de um docente de sua unidade de origem. Ao final, o desempenho é avaliado via apresentação de relatórios, ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor e pelos docentes que compõem a banca de defesa. Na modalidade de estágio obrigatório todo o processo é  intermediado pelas coordenações de estágio dos cursos, sendo que cada curso possui seu próprio regulamento de estágio que define suas particularidades referentes às normas e formas de avaliação. 

Já o estágio não obrigatório é opcional, como afirma a Lei. Mas, trata-se de uma oportunidade muito importante para o aprimoramento pessoal e profissional! Suas particularidades estão expostas no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação. Cabe salientar que para sua realização é necessário que o estudante cumpra os requisitos do período mínimo para realização de estágio curricular não obrigatório do curso no qual está matriculado. Além disso, a empresa concedente de estágio é responsável por contratar um seguro em nome do estagiário assim como o pagamento de auxílio transporte e de bolsa adequado aos valores mínimos de bolsa das legislações vigentes.

O processo de acompanhamento nas empresas é realizado pelas coordenações de estágio dos cursos, sob constante estímulo da Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico. Em situações particulares, a própria equipe PROGRAD realiza visitas nos locais de trabalho dos alunos.

Ademais, a Central de Estágios/PROGRAD também é responsável pela divulgação das oportunidades de estágio de empresas/órgãos concedentes e agentes de integração conveniados com a UFG. Para saber mais, clique aqui.

A Central de Estágios realiza atendimento ao público nos seguintes campi:

  • Campus Colemar Natal e Silva:

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30 (exceto a partir do dia 23/03/2020)

Local: 4º andar do Centro de Aulas D

Telefone: (62) 3209-6022

E-mail: centraldeestagios.prograd@ufg.br

  • Campus Samambaia:

Horário de atendimento:  8h às 12h e 13h às 17h (exceto a partir do dia 23/03/2020)

Local: Térreo do prédio da Reitoria

Telefone: (62) 3521-1478

E-mail: centraldeestagios.prograd@ufg.br

 

Confira aqui as orientações sobre atendimento ao público da Central de Estágios da PROGRAD/UFG a partir do dia 23/03/2020.

Qualquer questionamento pode ser enviado no e-mail: centraldeestagios.prograd@ufg.br